Nome da Atividade
O DESIGN AUTORAL
CÓDIGO
1448062
Carga Horária
34 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%

Ementa

A questão da autoria na criação e produção de objetos: conceitos e teorias. O autor como produtor. Estruturas conceituais: autoria e neutralidade, autoria compartilhada e autoria individual, prestação de serviços e empreendedorismo, design e arte.

Objectives

Objetivo Geral:

.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BARTHES, Roland. O rumor da língua. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004. (Coleção Roland Barthes).
  • BENJAMIN, Walter. Sobre Arte, Técnica, Linguagem e Política. Lisboa: Antropos, 1992.
  • BENNET, Audrey (Ed.). Design Studies: theory and research in graphic design. New York: Princeton Architectural Press, 2006.
  • BIERUT, Michael; DRENTTEL, William; HELLER, Steven (Ed.). Looking closer 4: critical writings on graphic design. New York: Allworth Press, 2002.
  • FEYERABEND, Paul. Contra o método: esboço de uma teoria anárquica da teoria do conhecimento. São Paulo: Ed. UNESP, 2007
  • FOUCAULT, Michel. O que é um autor. Lisboa: Vega, 1992.
  • FRASCARA, Jorge. El diseño de comunicación. Buenos Aires: Infinito, 2006.
  • HELLER, Steven. The Attack of the Designer Authorpreneur. 1998. n. 2, v. 16
  • LUPTON, Ellen. The designer as producer. 1998.
  • McCARTHY. Steven; ALMEIDA, Cristina de. Designer as Author: Diffusion or Differentiation? 2002.
  • MARGOLIN, Victor (Ed.). Design Discourse: history, theory, criticism. Chicago: The University Chicago Press, 1989.
  • MEGGS, Philip. A History of Graphic Design. 3. ed., New York: Wiley, 1998.
  • POYNOR, Rick. No more rules: graphic design and postmodernism. New Haven, Connecticut: Yale University Press, 2003.
  • ROCK, Michael. The designer as author. In: BIERUT, Michael; DRENTTEL, William; HELLER, Steven (Ed.). Looking closer 4: critical writings on graphic design. New York: Allworth Press, 2002. p. 237-244.
  • WEYMAR, Lúcia Bergamaschi Costa. Design entre aspas: indícios de autoria nas marcas da comunicação gráfica. 2010. Tese (Doutorado em Comunicação) PUCRS, Porto Alegre, 2010.

Page generated on 2024-12-23 05:08:34 (query took 0.078037s)