Nome da Atividade
ARTE, CULTURA E DIVERSIDADE
CÓDIGO
1449152
Carga Horária
51 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
3
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%

Ementa

Estudo e análise crítica das expressões artístico-culturais brasileiras nos séculos XIX, XX e XXI e seu pertencimento aos grupos sociais, com vistas a definir metodologias de trabalho na área das artes, na busca de transformações positivas em termos de identidade, respeito às diferenças e desenvolvimento social.

Objectives

Objetivo Geral:

--

Conteúdo Programático

Unidade 1. O ensino formal e a cultura popular urbana

Unidade 2. Educação formal e Identidade

Unidade 3. O racismo e a mídia

Unidade 4. Arte x Religião

Unidade 5. A arte, a cultura e os patrimônios

Unidade 6. Mestres populares e trabalhos sociais na escola e em comunidades

Unidade 7. A diversidade a violência Urbana

Unidade 8. A Black Music na Socialização da Juventude

Unidade 9. O Grafitte – História e prática para uma reflexão política e social

Unidade 10. O Carnaval – A evolução e suas conexões com as tecnologias.

Unidade 11. A Educação e o respeito à diversidade no século XXI

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • Gill, Lorena Almeida et. al. Anais do IV Encontro Internacional Fronteiras e Identidades : tributo à obra de Beatriz Loner. Editora UFPel. 2018. Disponível em: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/4362
  • KNACK, Eduardo Roberto Jordão; FERREIRA, Maria Letícia Mazzucchi; POLONI, Rita Juliana Soares (Org.). Memória e patrimônio: temas e debates. Porto Alegre: Ed. Fi, 2018. 482 p. ISBN 9788556963314. Disponível em: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/7298
  • SERRES, Juliane Conceição Primon et al. Memória & patrimônio: lugares, sociabilidades e educação: Volume I. Pelotas: Editora da UFPel, 2019. Disponível em: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/4931
  • LEMOS, Andre. Cibercultura, tecnologia e vida social na cultura contemporânea. Porto Alegre: Sulina, 2002.
  • MATTOS, Regiane Augusto de. História e cultura afro-brasileira. São Paulo: Contexto, 2012.
  • SOUZA, Marina de Mello e. África e Brasil africano. São Paulo: Ática, 2015

Bibliografia Complementar:

  • ALBUQUERQUE, Wlamyra Ribeiro de; FRAGA FILHO, Walter. Uma história do negro no Brasil. Salvador: Centro de Estudos Afro-Orientais; Brasília: Fundação Cultural Palmares, 2006.
  • INSTITUTO AMMA PSIQUE E NEGRITUDE. Identificação e abordagem do racismo institucional. [s.l.]: CRI, [20--].
  • MOURA, Clóvis. Sociologia do negro brasileiro. São Paulo: Ática, 1988. (Fundamentos
  • RODRIGUES, Carolina Vergara. Mulheres Negras em Movimento: trajetórias militantes, negritude e comida no Sul do Rio Grande do Sul. 2012. 153 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais. Instituto de Filosofia, Sociologia e Política. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2012.
  • SILVA, Gilberto Ferreira da; SANTOS, José Antônio dos; CARNEIRO, Luiz Carlos Cunha (Org.). RS Negro: cartografias sobre a produção do conhecimento. 2.ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2010.
  • SOUZA, Andréia Lisboa de et al. De olho na cultura!: pontos de vista afro-brasileiros . Salvador: Fundação Cultural Palmares, 2005.

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
1 2024 / 2 50 3 Artes (Especialização)
Horários
ManhãTardeNoite
SEG19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
ROSEMAR GOMES LEMOS
Professor responsável pela turma

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