Nome da Atividade
				MARKETING APLICADO
				CÓDIGO
				15000435
				Carga Horária
				60 horas
				Tipo de Atividade
				DISCIPLINA
				Periodicidade
				Semestral
				Modalidade
				PRESENCIAL
				Unidade responsável
				
CARGA HORÁRIA EAD
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
			Ementa
Visão geral da função de marketing no processo gerencial e suas inter-relações com as outras áreas. Comportamento do consumidor. Estruturação do mercado, planejamento do produto, apreçamento, promoção, canais, logística de distribuição. Pesquisa de mercado. 
					Objetivos
Objetivo Geral:
Objetivo(s) geral(ais):Desenvolver a compreensão dos fundamentos de Marketing e suas aplicações na Engenharia de Produção.
Objetivo(s) específico(s):
Ao nível de conhecimento: apresentar os conceitos e ferramentas associadas ao posicionamento e análise de mercado;
Ao nível de aplicação: exemplificar, mediante estudo de caso, a aplicação de pesquisa de marketing;
Ao nível de solução de problemas: debater em sala de aula o estudo de Caso.
Conteúdo Programático
1. Visão geral da função de marketing 
2. Comportamento do consumidor
3. Estruturação do mercado
3.1. Planejamento do produto
3.2. Apreçamento
3.3. Promoção
3.4 Canais
3.5. Logística de distribuição
4. Pesquisa de mercado
					2. Comportamento do consumidor
3. Estruturação do mercado
3.1. Planejamento do produto
3.2. Apreçamento
3.3. Promoção
3.4 Canais
3.5. Logística de distribuição
4. Pesquisa de mercado
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- COBRA, M. Administração de marketing. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2011.
 - KOTLER, P.; KELLER, K. Administração de Marketing. 14 ed. São Paulo: Pearson, 2012.
 - LAS CASAS, A. L. Administração de marketing: conceitos, planejamento e aplicações à realidade brasileira. São Paulo: Atlas, 2011.
 
Bibliografia Complementar:
- CHURCHILL, G.; PETER, J.P. Marketing: Criando Valor para os Clientes. 3.ed; São Paulo: Saraiva, 2013.
 - GRONROOS, C. Marketing Gerenciamento e Serviços. 3.ed.; Rio de Janeiro: Campus, 2009.
 - KOTLER, P.; KELLER, K. Administração de Marketing. 12 ed. São Paulo: Pearson, 2006.
 - RIES, Al. As 22 consagradas leis do marketing. São Paulo: Makron Books, 1993.
 - CASTRO, L. T.; NEVES, M. F. Administração de vendas: planejamento, estratégia e gestão. São Paulo: Atlas, 2012.
 
Disciplinas Equivalentes
| Disciplina | Curso | 
|---|---|
| PRINCÍPIOS DE MARKETING | Engenharia de Produção (Bacharelado - Noturno) |