Nome da Atividade
DESENHO UNIVERSAL
CÓDIGO
15000794
Carga Horária
45 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
CARGA HORÁRIA EXTENSÃO
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CRÉDITOS
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Planejamento, execução e avaliação de ações que envolvam a diversidade humana e a inclusão através dos seguintes tópicos: 1) Uso equitativo. 2) Uso flexível. 3) Uso simples e intuitivo. 4) Informação de fácil percepção. 5) Tolerância ao erro. 6) Baixo esforço físico. 7) Dimensão e espaço para aproximação e uso. As atividades de extensão a serem desenvolvidas nesta disciplina estão vinculadas ao Programa de Extensão da Engenharia de Petróleo (EPPel), cadastrado sob o código 229 no sistema cobalto da UFPel.

Objectives

Objetivo Geral:

De forma ativa, envolver a sociedade e os acadêmicos da Engenharia de Petróleo a pensar em alternativas para tornar a vida das pessoas mais simples, identificando maneiras de melhorar a acessibilidade e a facilidade de uso, que todos possam ter clareza na utilização com segurança e autonomia diversos espaços e objetos.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BRASIL. Ministério das Cidades. Secretaria de Transporte e da Mobilidade Urbana. Brasil acessível: programa brasileiro de acessibilidade urbana. 4.ed. Brasília: Ministerio das Cidades, 2008. 12 p. Disponível no formato físico na Biblioteca de Ciências Sociais.
  • LANCHOTI, José Antonio. Normativos legais sobre a acessibilidade na arquitetura e urbanismo no Brasil: Las normas legales en materia de accesibilidad en arquitectura y urbanismo en Brasil. Brasília: ABEA, 2014. 113, 71 p. (Caderno ABEA especial, 2177-3734). Disponível no formato físico na Biblioteca de Ciências Sociais.
  • ULBRICHT, Vania Ribas. Design para acessibilidade e inclusão. São Paulo Blucher 2017 1 recurso online ISBN 9788580393040. Disponível no formato online no link: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788580393040

Bibliografia Complementar:

  • BARRETO, Maria Angela de Oliveira Champion. Educação inclusiva contexto social e histórico, análise das deficiências e uso das tecnologias no processo de ensino-aprendizagem. 1. São Paulo Erica 2014 1 recurso online (Eixos). ISBN 9788536510231. Disponível no formato online no link: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788536510231
  • CARDOSO, Eduardo; CUTY, Jeniffer (Autor). Acessibilidade em ambientes culturais. Porto Alegre: Marca Visual, 2012. 174 p. ISBN 9788561965211. Disponível no formato físico na Biblioteca da Medicina.
  • GIACOMINI, Lilia; SARTORETTO, Mara Lúcia; BERSCH, Rita de Cássia Reckziegel. A educação especial na perspectiva da inclusão escolar: orientação e mobilidade, adequação postural e acessibilidade espacial. Brasília: Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial, Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2010. 44 p. ISBN 9788560331369. Disponível no formato físico na Biblioteca de Ciências Sociais e do Campus Porto.
  • SALASAR, Desirée Nobre; MICHELON, Francisca Ferreira (org.). Acessibilidade cultural: atravessando fronteiras. Pelotas: Ed. UFPel, 2020. 357 p. ISBN 978-65-86440-26-3. Disponível no formato online no link: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/6550
  • SANTAROSA, Lucila Maria Costi; CONFORTO, Débora; VIEIRA, Maristela Compagnoni. Tecnologia e acessibilidade: passos em direção à inclusão escolar e sociodigital. Porto Alegre: Evangraf, 2014. 200 p. ISBN 9788577276615. Disponível no formato físico na Biblioteca de Ciências Sociais.

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