Nome da Atividade
EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA E AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
CÓDIGO
15000981
Carga Horária
34 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
A DISTÂNCIA
Unidade responsável
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CRÉDITOS
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2

Ementa

Introdução a tecnologias de informação e comunicação e sua relação com a educação ambiental nos espaços formais e não formais.

Objectives

Objetivo Geral:

Conhecer a partir da introdução de fundamentos teóricos metodológicos da Educação a Distância e sua relação com as tecnologias digitais de informação, a possibilidade de aprendizagem e comunicação pelos ambientes formais e não formais
de aprendizagem.

Conteúdo Programático

1. Fundamentos de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC)

Definição de TIC e seu papel na sociedade atual

Impacto das TIC na educação ambiental

Evolução e tendências das TIC

2. Integração das TIC na Educação Ambiental

Uso de dispositivos tecnológicos (computadores, tablets, smartphones) na Educação Ambiental

Recursos on-line e aplicativos educacionais relacionados ao meio ambiente

Ferramentas de comunicação e colaboração para projetos ambientais

3. Tecnologias para coleta e análise de dados ambientais

Sensores ambientais e coleta de informações

Sistemas de informação geográfica (SIG) na Educação Ambiental

Análise e visualização de dados ambientais

4. Aprendizagem móvel e gamificação na Educação Ambiental

Aplicativos móveis e jogos educacionais ambientais

Experiências de aprendizagem imersivas e interativas

Gamificação como estratégia para engajar os alunos na Educação Ambiental

5. Ética e segurança no uso das TIC na Educação Ambiental

Aspectos éticos relacionados à coleta e uso de dados ambientais

Segurança da informação e privacidade na era digital

Práticas responsáveis no uso das TIC em projetos ambientais

6. Estudos de caso e exemplos práticos

Exemplificação de projetos e iniciativas que integram TIC e Educação Ambiental

Análise de casos de sucesso e desafios enfrentados

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • OLIVEIRA, F. A. F. de; BARROCO S. M. S. (2023). Revolução Tecnológica e smartphone: considerações sobre a constituição do sujeito contemporâneo. Psicologia em Estudo, 28, e51648. https://doi.org/10.4025/psicolestud.v28i0.51648
  • SILVA, I. F. da; FELÍCIO, C. M.; TEODORO, P. V. Sala de aula invertida e tecnologias digitais: possibilidade didática para o ensino de ciências em uma proposta de metodologia ativa. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. 2, p. 1387–1401, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17i2.15807. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/15807 . Acesso em: 15 jun. 2023.
  • SOUZA, R. A.; MORAES, R. A. de. Políticas de educação, tecnologia e inovação: contribuições para uso emancipatório das tecnologias. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. 2, p. 1457–1472, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17i2.15876. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/15876

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
T1 2024 / 2 150 149 Educação Ambiental com Ênfase em Espaços Educadores Sustentáveis (Especialização)
ROSAURA ESPIRITO SANTO DA SILVA
Professor Regente

CHRISTIANO MARTINO OTERO AVILA
Professor responsável pela turma

Page generated on 2024-09-21 00:18:53 (query took 0.079136s)