Nome da Atividade
				MARKETING APLICADO
				CÓDIGO
				15001016
				Carga Horária
				60 horas
				Tipo de Atividade
				DISCIPLINA
				Periodicidade
				Semestral
				Modalidade
				PRESENCIAL
				Unidade responsável
				
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA EAD
2
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
			Ementa
A presente disciplina promove o aprendizado das ferramentas e dos fundamentos de marketing ligado tanto a produtos, quanto a serviços - desde a ideação até a efetivação da venda (o que inclui: métodos de ideação e cocriação, pesquisa de mercado, plano de marketing, avaliação do plano de marketing, brandequity, segmentação de mercado, posicionamento de marca, estratégias de diferenciação e promoção, precificação e canais de distribuição). O processo de “ensinagem” na disciplina Marketing Aplicado é atravessado pela ênfase em gestão de relacionamento com o cliente abordando, em especial, conhecimentos de Marketing Sensorial e de Marketing 4.0 (e suas ferramentas). 
					Objetivos
Objetivo Geral:
Promover o aprendizado dos fundamentos e das ferramentas de Marketing e suas aplicações a produtos e a serviços, desenvolvendo visão de mercado.Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- CHURCHILL JR, Gilbert A. Marketing criando valor para clientes. 3. São Paulo Saraiva 2009 (recurso online ISBN 9788502183605).
 - LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Administração de marketing. 2. Rio de Janeiro Atlas 2019 (recurso online ISBN 9788597020151).
 - MALHOTRA, Naresh K. Pesquisa de marketing uma orientação aplicada. 7. Porto Alegre Bookman 2019 (recurso online ISBN 9788582605103).
 
Bibliografia Complementar:
- BENITES, T. P. Marketing Sensorial: Como utilizar os cinco sentidos para atrair os clientes. São Paulo: Comunica, 2016.
 - COBRA, M. Administração de Marketing. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2011.
 - KNAPP, J. SPRINT: O Método usado no Google para testar e aplicar novas ideias em apenas cinco dias. Ri de Janeiro: Intrínseca. 2017
 - KOTLER, P.; KELLER, K. Administração de Marketing. 14 ed. São Paulo: Pearson, 2012.
 - KOTLER, P.; KARTAJAYA, H.; SETIAWAN, I. Marketing 4.0: do Tradicional ao Digital. Rio de Janeiro: Sextante, 2017.
 
Turmas Ofertadas
| Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
| M1 | 2025 / 2 | 40 | 39 | 
Engenharia de Produção (Bacharelado - Noturno)  Horários 					
  | 
					
LARISSA MEDIANEIRA BOLZAN Professor responsável pela turma  | 
				
Disciplinas Equivalentes
| Disciplina | Curso | 
|---|---|
| MARKETING APLICADO | Engenharia de Produção (Bacharelado - Noturno) |