Nome da Atividade
Educação Alimentar e Nutricional
CÓDIGO
16400081
Carga Horária
45 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
45
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%

Ementa

Desenvolvimento infantil. Orientação e Educação Alimentar e Nutricional. Ferramentas pedagógicas na Educação Alimentar e Nutricional. Multidimensionalidade do comportamento alimentar. Planejamento de práticas educativas em alimentação e nutrição.

Objectives

Objetivo Geral:

Compreender os determinantes do comportamento e das práticas alimentares, as políticas de educação alimentar e nutricional, permitindo ao aluno diagnosticar problemas alimentares e desenvolver estratégias em educação alimentar e nutricional para a população materno-infantil

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BARBOSA, L & CAMPBELL, C. O estudo do consumo nas ciências sociais contemporâneas. In: Cultura, consumo e identidade. Rio de Janeiro: FGV, 2007.
  • BOOG, M. C. F. Atuação do nutricionista em saúde pública na promoção da alimentação saudável. Revista Ciência & Saúde. Porto Alegre, 2008, jan./jun, v. 1, n. 1, p. 33-42.
  • BRASIL. Ministério da Saúde. Marco de Referência de Educação Alimentar e Nutricional para as Políicas Públicas. Brasília: Ministério da Saúde, 2012. Disponível em: http://fs.unb.br/opsan/consulta-publica/pdf/Marco_referencia_Textocompleto.pdf
  • DIEZ-GARCIA, RW; CERVATO-MANCUSO, AM. Nutrição e Metabolismo: Mudanças Alimentares e Educação Nutricional. 1ª. ed. Rio de Janeiro: GUANABARA KOOGAN, 2011.
  • GOIDANICH, ME. Diz-me se no natal serves chester ou peru e te direi quem és. Reflexões sobre identidade, tradição, autenticidade, confiança e distinção. R. Inter. Interd. INTERthesis, Florianópolis, v 5, p. 104-119, jul/dez. 2008.
  • LINDEN, S. Educação Alimentar e Nutricional: algumas ferramentas de ensino. 2a. Ed. São Paulo: Varela, 2011.
  • SANTOS, L. A. S. Educação alimentar e nutricional no contexto da promoção de práticas alimentares saudáveis. Revista de Nutrição. Campinas, 2005, v. 18, n. 5, p. 681-692.
  • SÃO PAULO, Governo do Estado. Educação em Saúde: Planejando as Ações Educativas. Teoria e Prática. Manual para Operacionalização das Ações Educativas no SUS. São Paulo, 2001.
  • SEYMOUR, D. A construção social do gosto. In: SLOAN, D.(Org). Gastronomia, restaurantes e comportamento do consumidor. Barueri (SP); Manole, 2005. p.1-26.
  • TORAL, N. e SLATER, B. Abordagem do modelo transteórico no comportamento alimentar. Ciência e Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, 2007, v. 12. n. 16. p 1641-1650.

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