Nome da Atividade
Metodologia da Pesquisa
CÓDIGO
1650019
Carga Horária
51 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CRÉDITOS
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
A pesquisa na área de Ensino de Ciências e Matemática. Os principais elementos de um projeto de pesquisa: planejamento e execução. Estudo de técnicas de coleta de dados (como: observação, questionário, entrevista e análise documental) e a ética na pesquisa com seres humanos. Estudo de diferentes abordagens de pesquisa utilizadas no campo educacional. Diferenciação entre projetos de pesquisa e projetos de ensino (intervenção). Noções sobre projetos de ensino com base em diferentes perspectivas teórico-metodológicas. Leitura e avaliação de pesquisas da área de Ensino de Ciências e Matemática como parte do processo de fazer pesquisas. Reconhecimento e utilização das normas técnicas brasileiras para padronização de textos acadêmicos e de instrumentos para revisão da literatura.
Objectives
Objetivo Geral:
-Conteúdo Programático
1. A pesquisa na área de Ensino de Ciências e Matemática.
2. A estruturação de um projeto de Pesquisa: planejamento e execução.
3. Instrumentos de coleta de dados e a ética na pesquisa com seres humanos.
4. Abordagens metodológicas na pesquisa em Ensino/Educação.
5. Projeto de Pesquisa e Projeto de Ensino (intervenção)
6. Projetos de ensino com base em diferentes perspectivas teórico-metodológicas.
7. Análise de pesquisas na área de Ensino de Ciências e Matemática.
8. Normas da ABNT e instrumentos de revisão da literatura.
9. Atividades orientadas. .
2. A estruturação de um projeto de Pesquisa: planejamento e execução.
3. Instrumentos de coleta de dados e a ética na pesquisa com seres humanos.
4. Abordagens metodológicas na pesquisa em Ensino/Educação.
5. Projeto de Pesquisa e Projeto de Ensino (intervenção)
6. Projetos de ensino com base em diferentes perspectivas teórico-metodológicas.
7. Análise de pesquisas na área de Ensino de Ciências e Matemática.
8. Normas da ABNT e instrumentos de revisão da literatura.
9. Atividades orientadas. .
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação. Porto: Porto Editora, 1994.
- LUDKE, Menga, ANDRÉ, Marli Elisa D. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
- MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 28. ed. Petrópolis: Vozes, 2009.
- MORAES, Roque; LIMA, Valderez. (Orgs.). Pesquisa em sala de aula. 2. Ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004.
- SANTOS, Flávia M. T.; GRECA, Ileana, M (Orgs.). A pesquisa em ensino de Ciências no Brasil e suas metodologias. 2. ed., Ijuí: UNIJUÍ, p. 13-48, 2013.
- GONZÁLEZ, José Fernández et al. Como hacer unidades didácticas innovadoras. Sevilla: Díada Editorial S.L., 2000