Nome da Atividade
BIOSEGURANÇA E ÉTICA EM EXPERIMENTAÇÃO ANIMAL
CÓDIGO
1658055
Carga Horária
34 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA EXERCÍCIOS
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
Tanto a área de Biossegurança como a de Experimentação Animal, tem acompanhado as transformações técnico-científicas no Brasil e no mundo. Esta evolução visa atender às exigências de prevenção individual, coletiva e bem-estar animal. Neste contexto, a disciplina aborda tópicos relacionados às recomendações normativas aos profissionais que atuam em laboratórios e biotérios como equipamentos, exposição a riscos, bem como descarte de resíduos e a estrutura física adequada. Em uma segunda etapa a disciplina aborda e discuti as bases éticas de bem-estar animal, com ênfase nos atuais conceitos e legislação em experimentação científica, com uso de animais, no Brasil.
Objectives
Objetivo Geral:
-Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BRASIL. Ministério da Saúde. Biossegurança em Saúde: Prioridades e Estratégias de Ação. Organização Pan-Americana da Saúde. Brasília. Brasil, 2010.
- BRASIL. Ministério da Ciência e Tecnologia. Cadernos de Biossegurança Legislação. http://www.ctnbio.gov.br/upd_blob/0000/8.pdf Acesso disponível em 27/08/2011.
- HIRATA, M. H.; FILHO MANCINI, J. Manual de Biossegurança. Editora Manole. São Paulo. Brasil, 2008.
- TEIXEIRA, P.; VALLE, S. Biossegurança uma abordagem multidisciplinar. Editora Fiocruz. Rio de Janeiro. Brasil, 2002.
- MOLINARO, E. M; MAJEROWICZ, J.; VALLE, S. Biossegurança em Biotérios. Editora Interciência. Rio de Janeiro. Brasil, 2008
- FEIJÓ, A. G. S; BRAGA, L. M. G. M.; PITREZ, P. M. C. Animais na pesquisa e no ensino: aspectos éticos e técnicos. EdiPucrs. Proto Alegre, 2010.
- GUIMARÃES, M. A.; MÁZARO, R. Princípios éticos e práticos dos uso de animais de experimentação. UNIFESP. São Paulo. Brasil, 2004.
- ANDRADE, A.; PINTO, S. C.; OLIVEIRA, R. S. Animais de Laboratório: criação e experimentação. Editora Fiocruz. Rio de Janeiro. Brasil, 2006.
- Lei n. 11.794. Procedimento para o uso científico de animais. Governo Federal. 8 de outubro de 2008.
- Resolução n. 1000. Eutanásia. Conselho Federal de Medicina Veterinária. 11 de Maio 2012.
- Trabalhos originais publicados em revistas indexadas de circulação internacional