Nome da Atividade
FUNDAMENTOS DA HISTÓRIA
CÓDIGO
1660057
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%

Ementa

Disciplina que introduz os discentes nas teorias e metodologias da história, nos debates sobre as categorias de fontes e das relações entre história e antropologia.

Objectives

Objetivo Geral:

Introduzir o aluno nas metodologias de pesquisa histórica, por meio da análise das principais correntes teóricas, das discussões sobre o que é História e sua cientificidade e suas relações com a antropologia e a arqueologia.

Conteúdo Programático

-Os diferentes sentidos da palavra "História"
-A institucionalização da História na Academia
-História e mercado de trabalho
- O desenvolvimento do saber histórico
- As Fontes Históricas
- História, Antropologia e Arqueologia

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BOURDÉ, Guy, MARTIN, Hervé. As escolas históricas. [Mira-Sintra]: Europa-América, 1990.
  • FONTANA, Josep. História: análise do passado e projeto social. São Paulo: Edusc, 1998.
  • DOSSE, François. A História em migalhas: dos Annales à nova história. Campinas: Editora da Unicamp, 1992.
  • BURKE, Peter. A Escola dos Annales, 1929-1989. São Paulo: Editora da Unesp, 1991.
  • ANDERSON, Perry. A crise da crise do marxismo. São Paulo: Brasiliense, 1984.
  • ANDERSON, Perry. Considerações sobre o marxismo ocidental. Porto: Afrontamento, s/d.
  • MICELI, Sérgio (org.) História das Ciências Sociais no Brasil. Vol. 1. São Paulo: Vértice, 1989.
  • FICO, Carlos, POLITO, Ronald. A História no Brasil (1980-1989). Ouro Preto: Editora da UFOP, 1992 (vol.1).
  • GUAZZELLI, Cesar Augusto Barcellos, PETERSEN, Sílvia Regina Ferraz, SCHMIDT, Benito Bisso, XAVIER, Regina Célia Lima (orgs.). Questões de teoria e metodologia de História. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2000.
  • WHITE, Hayden. Meta-história: a imaginação histórica do século XIX. São Paulo: Edusp, 1992.

Bibliografia Complementar:

  • BESSELAAR, José Van Den . Introdução aos estudos históricos. São Paulo: EPU, 1979.
  • BLOCH, Marc. Apologia da História: ou o ofício de historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
  • BRAUDEL, Fernand. Escritos sobre a História. São Paulo: Perspectiva, 1992.
  • BRAUDEL, Fernand. Reflexões sobre a História. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
  • BURGUIÈRE, André (org.). Dicionário das Ciências Históricas. Rio de Janeiro: Imago, 1993.
  • CHESNEUAX, Jean. Devemos fazer tábula rasa do passado? São Paulo: Ática, 1995.
  • CORETH, Emerich. Questões fundamentais de hermenêutica. São Paulo: EPU/Edusp, 1973.
  • DIEHL, Astor Antônio. Do Método Histórico. Passo Fundo: Ediupf, 1997.
  • FONTANA, Josep. História: análise do passado e projeto social. Bauru: Edusc, 1998.
  • FONTANA, Josep. Introdução ao estudo da História Geral. Bauru: Edusc, 2000.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
FUNDAMENTOS DA HISTÓRIA Antropologia - Hab. em Antropologia Social (Bacharelado)
FUNDAMENTOS DA HISTÓRIA Antropologia - Hab. em Arqueologia (Bacharelado)

Page generated on 2024-11-23 10:10:15 (query took 0.117697s)