Nome da Atividade
TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO EM HOTELARIA
CÓDIGO
1680083
Carga Horária
34 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%

Ementa

Novas técnicas de gestão. Implicações das novas tecnologias da informação e comunicação (TIC´s) nos meios de hospedagem. Os impactos das tecnologias na hotelaria. O setor contemporâneo do turismo e da hotelaria. Sistemas de informações gerenciais. Empresas 2.0.

Objectives

Objetivo Geral:

• Possibilitar a reflexão sobre a importância do avanço tecnológico, em especial o surgimento das novas tecnologias da informação e da comunicação na hotelaria.

• Refletir sobre as novas tendências do turismo e da hotelaria.

• Conhecer alguns modelos e ferramentas tecnológicas utilizadas nos meios de hospedagem atualmente.

Conteúdo Programático

UNIDADE 1. Introdução a ciência, tecnologia e Inovação

UNIDADE 2. Introdução às novas técnicas de gestão

UNIDADE 3. As TIC´s e o setor de hospedagem

UNIDADE 4. Tendências do turismo e da hotelaria

UNIDADE 5. Hotéis 2.0

UNIDADE 6. Sistematização a inovação

UNIDADE 7. Estudos de casos

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BIBLIOGRAFIA BÁSICA CASTELLI, Geraldo. Hospitalidade - A Inovação na Gestão das Organizações Prestadoras de Serviços. São Paulo: Ed. Saraiva, 2010. COOPER, C.; HALL, C. M.; TRIGO, L.G.Godoi. Turismo Contemporâneo. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011. MATTOS, J. R. Loureiro; GUIMARÃES, L. Santos. Gestão da Tecnologia e Inovação: uma abordagem prática. 2ª Ed. São Paulo: Saraiva, 2012.

Bibliografia Complementar:

  • BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR BEAL, Adriana. Gestão estratégica da informação: como transformar a informação e a tecnologia da informação em fatores de crescimento e de alto desempenho nas organizações. São Paulo: Atlas, 2004. BIO, Sérgio Rodrigues. Sistemas de Informação: um enfoque gerencial. São Paulo: Atlas, 1985. CRUZ, Tadeu. Sistemas de Informações Gerenciais: tecnologia da informação e a empresa do século XXI. São Paulo: Atlas, 1998. CASTELLI, Geraldo. Gestão Hoteleira. São Paulo: Ed. Saraiva, 2007. CHESBROUGH, H. Inovação aberta: como criar e lucrar com a tecnologia. Porto Alegre: Ed. Bookman, 2011. DIAS, R.; FILHO, N.A.Q.V. Hotelaria e Turismo: elementos de gestão e competitividade. Campinas: Ed. Alínea, 2006. FIGUEIREDO, P.N. Gestão da inovação: conceitos, métricas e experiências de empresas no Brasil. Rio de Janeiro: LTC, 2009. LAUDON, K. Sistemas de informação: com internet.4.ed.Rio de Janeiro: LCT, 1999. MCAFEE, A. Empresas 2.0: a força das mídias colaborativas para superar grandes desafios empresariais. Rio de Janeiro: Ed. Campus, 2010. MCCRAW, T.K. O profeta da inovação. Rio de Janeiro: Ed. Record, 2012. NETTO, A. P.; TRIGO, L.G.G. Cenários do Turismo Brasileiro. São Paulo: Aleph, 2009. OMT, E-Business para Turismo. São Paulo: Bookman, 2003 PETROSKI, H.; BLUCHER, E. Inovação. São Paulo: Ed. Blucher, 2008. SIMON, Herbert. A tomada de Decisão nas Organizações Administrativas. Comportamento administrativo. Rio de Janeiro: USAID, 1965, cp.1, 1-22. STAIR, R.M. Princípios de sistemas de informação: uma abordagem gerencial. Rio de janeiro:LCT, 1998.

Page generated on 2024-12-23 16:39:46 (query took 0.069858s)