Nome da Atividade
PRÁTICAS EDUCATIVAS V
CÓDIGO
17350049
Carga Horária
75 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
5
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
5
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Teorias sobre o brincar. História cultural do brinquedo. O brincar no cotidiano da educação infantil. Corporeidade e identidade cultural. O movimento e o desenvolvimento infantil. Cultura lúdica infantil contemporânea, corporeidade e os espaços e tempos do brincar nas infâncias.
Objectives
Objetivo Geral:
- Caracterizar o estado atual do atendimento e educação da criança de zero a seis anos no Brasil em relação aos espaços para o desenvolvimento do brincar e da imaginação da criança;- Compreender o processo histórico desse atendimento, nas suas dimensões político-sócio-culturais, articulando-o a questões do presente quanto a produção de cultura lúdica infantil;
- Conhecer o processo de construção dos sistemas de representação, tarefa primordial no desenvolvimento da criança pequena, articulando conceitos teóricos ao trabalho prático com linguagens expressivas . Aprofundar e seguir o trabalho de pesquisa nessa área.
Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- ABRAMOVWICS, Anete e WAJSKOP, Gisela. Creches: Atividades para Crianças de Zero a Seis Anos. Editora Moderna, São Paulo, 1995. ABRAMOVICH, F. O Estranho Mundo que se Mostra às Crianças. Summus Ed. São Paulo, 1983. ABERASTURY, A. A Criança e seus Jogos. Vozes, Rio de Janeiro, 1972. BASSEDAS, Eulalia, HUGUET, Teresa, SOLÉ, Isabel. Aprender e Ensinar na Educação Infantil. ArtMed, Porto Alegre, 1999. BENJAMIN, W. Reflexões: A Criança, o Brinquedo e a Educação. Summus Ed, São Paulo, 1984. BROUGERE, G. A Criança e a Cultura Lúdica. In. Kishimoto, O Brincar e suas Teorias, p. 19-32, Pioneira, São Paulo, 1998. BONDIOLI, Anna e MANTOVANNI, Susanna. Manual de Educação Infantil. Artes Médicas, Porto Alegre, 1998. CAMPOS, Maria Malta. Pré-Escola e Sociedade: Determinantes Históricos. In. Idéias, SP FAE (2), 22-26, 1998. CONHOLATO, M. (coord). O Jogo e a Construção do Conhecimento na Pré-Escola. Idéias, nº 10, FDE, São Paulo, 1992. DANTAS, H. Brincar e Trabalhar. In. Kishimoto, O Brincar e Suas Teorias, p. 111-121, Pioneira, São Paulo, 1998 DEHEINZELIN, Monique. Professor de Pré-Escola. Vol I e II. MEC/Fundação Roberto Marinho, 1991. DEVRIES, Rheta; ZAN, Betty. A Ética na Educação Infantil. Artes Médicas, Porto Alegre, 1998. DIAS, Marina. Contribuições da Psicogenética de Henri Wallon para a Educação. In Revista Psico Pedagógica 4(4), 24-28, 1998. DIAS, Marina. Saberes Essenciais ao Educador da Primeira Infância: Uma Reflexão na Perspectiva dos Protagonistas. Tese de Doutoramento, FEUSP, 1997. DIAS, M. Corpo e Construção do Conhecimento: uma Reflexão para a Educação Infantil. Rer. Paul. Ed. Fis. SP, Supl. 2, p.13-15, 1996. DIAS, M. Metáfora e Pensamento: Considerações sobre a Importância do Jogo na Aquisição do Conhecimento. In. Kishimoto, Cortêz, São Paulo, 1992. FARIA, Ana Lúcia G. e outros. Grandes Políticas para os Pequenos: Educação Infantil. Cadernos Sedes, nº 7. Papirus, Campinas, 1995. FORMOSINHO, Julia. Modelos Curriculares para a Infância . Porto Editora, Porto Alegre,
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