Nome da Atividade
EDUCAÇÃO DO CAMPO
CÓDIGO
17350077
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%

Ementa

Estudo dos fundamentos históricos, legais, políticos, filosóficos e pedagógicos, com o estabelecimento de vínculos entre a Educação do Campo, a questão agrária, os sujeitos que vivem e trabalham no campo, as políticas públicas e a escola do campo, a realmente existente e a necessária.

Objectives

Objetivo Geral:

- Refletir sobre os fundamentos da Educação do Campo e analisar suas dimensões históricas, legais, políticas, filosóficas e pedagógicas.
- Conhecer as políticas públicas para a Educação do Campo.
- Avançar no conhecimento da realidade e na elaboração pessoal sobre fundamentos teórico-metodológicos da prática educativa nas escolas do campo.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • CALAZANS. Para compreender a educação do estado no meio rural: traços de uma trajetória. In: THERRIEN & DAMASCENO(org.). Educação e escola no campo. São Paulo: Papirus, 1993. CALDART, Roseli. Educação profissional na perspectiva da Educação do Campo. In: Caminhos para a transformação da escola. CALDART (org.). São Paulo: Expressão Popular, 2010. Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. Resolução CNE/CEB nº1, de 3 de abril de 2002. GEHRKE, Marcos. Organização do trabalho pedagógico da escola. In: MIRANDA & SCHWENDLER (org.) Educação do Campo em movimento: teoria e prática cotidiana. Vol. I. Curitiba: UFPR, 2010. FERNANDES, Bernardo Monçano. SANTOS (org.). Educação do Campo e território camponês no Brasil. In Campo - políticas públicas - educação. Por uma Educação do Campo, n. 7, 2008. OLIVEIRA, Liane Lúcia Nunes de Aranha e MONTENEGRO, João Lopes de Albuquerque. Panorama da Educação do Campo. In: MUNARIM et al. Educação do campo: reflexões e perspectivas. Florianópolis: Editora Insular, 2010. PALUDO, Conceição. Educação Popular e Educação (Popular) do Campo. In: MIRANDA & SCHWENDLER (org.) Educação do Campo em movimento: teoria e prática cotidiana. Vol. I. Curitiba: UFPR, 2010.

Bibliografia Complementar:

  • ARROYO, Miguel G.; CALDART, Roseli S.; MOLINA, Mônica (orgs.). Por uma Educação do Campo. Rio de Janeiro: Vozes, 2004.

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