Nome da Atividade
TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA V
CÓDIGO
17350083
Carga Horária
75 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
5
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
5
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%

Ementa

Este módulo estuda os métodos e processos de alfabetização de crianças em | idade escolar, bem como fenômenos impeditivos de alfabetização. Os métodos sintéticos e analíticos de ensino da leitura e da escrita, a concepção de alfabetização de Paulo Freire, o Construtivismo e o Letramento.

Objectives

Objetivo Geral:

Instrumentalizar o educador acerca do conhecimento linguístico necessário para a alfabetização.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • AZEVEDO, Amélia & MARQUES, Maria. (org). Alfabetização hoje. São Paulo: Cortez, 2001. CAGLIARI, Alfabetização e Lingiistica.São Paulo: Scipione, 2002. São Paulo: Scipione, 2003. CAGLIARI, LuizC.. Alfabetizando sem o bá-bé-bi-bó-bu. CARVALHO, Marlene. Alfabetizar e letrar:um diálogo entre a teoriae a prática Petrópolis: Vozes, 2004. CARVALHO, Marlene. Guia Prático do alfabetizador. São Apaulo: Ática, 2002 FARACO, Carlos A. Escrita e Alfabetização. São Paulo: Contexto, 2003. FERREIRO, E. Alfabetização em processo. São Paulo: Cortez, 2005. FERREIRO, Emília. Reflexões sobre alfabetização. São Paulo: Cortez, 2001. LEMLE, Miriam. Guia teórico do alfabetizador. São Paulo: Ática, 2001. SOARES, Magda. Alfabetização e Letramento. SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. TFOUNI, Leda V. To e Alfabetização. São Paulo: Cortez, 2004.

Page generated on 2024-12-23 11:25:25 (query took 0.137924s)