Nome da Atividade
TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA VI
CÓDIGO
17350084
Carga Horária
75 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
5
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
5
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%

Ementa

Bases teórico-práticas do processo ensino-aprendizagem da matemática. Apropriação dos conceitos básicos da matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental no que concerne à aritmética, álgebra e geometria.

Objectives

Objetivo Geral:

- Reconhecer a importância da Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental e sua contribuição no desenvolvimento integral do aluno, relacionando-a com a vida cotidiana e com as demais disciplinas do currículo.
- Definir conceitos fundamentais para o ensino de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental .
- Analisar e interpretar a questão do conhecimento matemático, especialmente, ao nível dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
- Observar práticas pedagógica a fim de buscar elementos para construir uma proposta metodológica de ensino de Matemática que permita:
. análise e atitude crítica frente à realidade;
. desenvolvimento do raciocínio;
. condições de sistematizar situações reais;
. desenvolvimento do potencial criativo a fim de criar teorias adequadas às situações mais diversas.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ÁVILA, Geraldo. A teoria dos conjuntos e o ensino de matemática. Revista do Professor de Matemática. São Paulo, n. 4, p. 4-8, 1º semestre/1984. BELTRAME, Ana Maria et al. Análise da prática pedagógica: uma proposta política de ensino de matemática. educação e Sociedade. Campinas: Cortez Ed./CEDES n. 20, p133-140, Jan. - Abr./1985. CARMO, Manfredo P. do. Da matemática dos jovens e da pesquisa. Revista do professor de matemática. São Paulo, n. 10, p. 58-62, 1º semestre/1987. CARRAHER, Terezinha Nunes (org.). et al. Aprender Pensando: contribuições da Psicologia Cognitiva para a Educação. Petrópolis: Vozes, 1986 CARVALHO. Dione L. de ONAGA, Dulce S. A que serve a educação matemática. Revista da Associação Nacional de Educação, São Paulo, n.9, p. 47-54, 1990. D'Ambrosio. Ubiratan. Da realidade à ação: reflexões sobre a educação matemática. Campinas: Ed. Unicamp, 1986. __________________ . Etnomatemática: arte ou técnica de explicar e conhecer. São Paulo: Ática, 1990. DUARTE, Newton. O ensino de matemática na educação de adultos. São Paulo: Cortez: Autores associados, 1989. KAMII, Constance. Aritmética: novas perspectivas. Implicações da teoria de Piaget. São Paulo: Papirus, 1992. MACHADO, Nilson J. Matemática e Realidade. São Paulo: Cortez: Autores associados, 1991. (Coleção Educação Contemporânea). __________________. Matemática e Educação: alegorias, tecnologias e temas afins. São Paulo: Cortez, 1992. (Questões da nossa época; 2) TAHAN, Malba. O homem que calculava. Tradução e notas: Prof. Breno Alencar Bianco. São Paulo: Edição Saraiva, 1949. ( Coleção Saraiva 8). RANGEL, Ana Cristina. A educação matemática e a construção do número pela criança: uma experiência na 1ª série em diferentes contextos sócio-econômico. Dissertação (Mestrado em Educação) - Fac. Educ. UFRGS. ROSA NETO, Ernesto. Didática de matemática. 4ª ed., São Paulo: Ática, 1992. SCHLIEMANN, Analucia Dias. CARRAHER, David W. e CARRAHER, Terezinha. Na vida dez, na escola zero. São Paulo: Cortez, 1991.
  • SOUZA, Júlio César de Mello e, 1895-1974 (Malba Tahan). Matemática divertida e curiosa. Rio de Janeiro: Record, 1996. THOMAZ, Tereza Cristina F. Reflexões sobre o ensino-aprendizagem da Matemática, considerando o desenvolvimento cognitivo e a classe social. In: SILVA, Luiz Heron da e AZEVEDO, José Clóvis (org.) Paixão de Aprender II. Petrópolis: Vozes, 1995. (228-234)

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