Nome da Atividade
CURSO PED. PEDAGOGO, EST. CUR:REFL. E PERSP
CÓDIGO
17350107
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Princípios históricos e Políticos da Formação de Pedagogo. Campo de Atuação do Pedagogo e
suas atribuições. Fundamentos do Estágio Curricular no Curso de Pedagogia.

Objectives

Objetivo Geral:

a) Analisar os contextos político e histórico dos cursos de pedagogia.
b) Problematizar a permanente “crise” identitária do curso de pedagogia.
c) Evidenciar as possibilidades de atuação do professor (profissional) de pedagogia.
c) Caracterizar as práticas dos estágios curriculares no curso de pedagogia

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Resolução CNE/CP nº 1, de 15 de maio de 2006: Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. ___. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Resolução CNE/CP nº 2, de 01 de julho de 2015: Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. ___. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Resolução CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro de 2019: Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). BRZEZINSKI, Iria. Pedagogia, Pedagogos e Formação de professores: busca e movimento. Campinas, S.P.: Papirus, 1996. (Coleção magistério: formação e trabalho pedagógico). PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores: unidade, teoria e prática? 4ª ed. São Paulo: Cortez, 2001. NÖRNBERGER, Marta. Formação em contextos de estágio e desenvolvimento profissional. Organizadora: Marta Nörnberg. São Leopoldo: Oikos, 2017. SILVA, C. S. B. da. Curso de Pedagogia no Brasil: história e identidade. Campinas, S.P: Autores Associados. 1999. (Coleção polêmicas do nosso tempo)

Bibliografia Complementar:

  • DIAS-DA-SILVA, M. H. G. F. Política de formação de professores no Brasil: as ciladas da reestruturação das licenciaturas. In: Perspectiva, Florianópolis, v. 23, n. 02, p. 381-406, jul./dez. 2005. Disponível em: . Acesso em: 18 mar. 2010. MARQUES, M. O. Professores Falantes de Si na Sala de Aula, na Escola e na Constituição da Pedagogia. In: OLIVEIRA, V. F. Imagens de Professor: significações do trabalho docente. Ijuí: Unijuí, 2000. PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2008. (Coleção docência em formação. Série saberes pedagógicos).

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