Nome da Atividade
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
CÓDIGO
17350159
Carga Horária
34 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
Debate a Educação Ambiental em contextos formais e não formais da educação. Aborda questões essenciais para o desenvolvimento da Educação Ambiental nas escolas. Busca refletir sobre os referenciais teórico-metodológicos relacionados à sustentabilidade, configurada como um dos objetivos da Educação Ambiental e pretende oportunizar a construção de estratégias pedagógicas que integrem a Educação Ambiental no contexto escolar.
Objectives
Objetivo Geral:
Objetivo geral:• Compreender o processo histórico da problemática ambiental e sua inter-relação com a dimensão política, econômica e cultural da sociedade, construindo conhecimentos e ações pedagógicas em Educação Ambiental, em contextos formais e não formais da educação, que venham ao encontro dos ideais de uma sociedade pautada nos princípios de justiça social e sustentabilidade ambiental.
Objetivo(s) específico(s):
• Aprofundar teórica e metodologicamente os temas que envolvem a construção da Educação Ambiental no ambiente escolar.
• Estudar acerca do processo de globalização econômica e suas consequências para a crise socioambiental da atualidade.
• Refletir criticamente acerca da dimensão metodológica, epistemológica e teórica que abarcam os múltiplos e distintos entendimentos acerca da Educação Ambiental.
• Analisar a Educação Ambiental em contextos formais e não formais da educação.
• Estudar os movimentos sociais, as populações tradicionais e sua articulação com a Educação Ambiental.
Conteúdo Programático
1.Fundamentos da Educação Ambiental:
1.1.O movimento ecológico no Brasil e na América Latina.
1.2.Globalização, consumo e crise socioambiental.
1.3. Política Nacional de Educação Ambiental; Programa Nacional de Educação Ambiental (PRONEA); Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Ambiental.
1.4.As múltiplas dimensões de fazer e pensar a Educação Ambiental: correntes teóricas e metodológicas.
1.5.Relação entre ciência, tecnologia e sociedade articulada às questões ambientais.
1.6. Crise socioambiental e mundo do trabalho: processos de precarização da força de trabalho na atualidade.
2.Educação Ambiental em espaços educativos formais e não formais:
2.1. Reflexões sobre a construção da Educação Ambiental na escola.
2.2. Comunidades tradicionais, cooperativismo e Educação Ambiental.
2.3. Justiça ambiental; conflitos ambientais.
1.1.O movimento ecológico no Brasil e na América Latina.
1.2.Globalização, consumo e crise socioambiental.
1.3. Política Nacional de Educação Ambiental; Programa Nacional de Educação Ambiental (PRONEA); Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Ambiental.
1.4.As múltiplas dimensões de fazer e pensar a Educação Ambiental: correntes teóricas e metodológicas.
1.5.Relação entre ciência, tecnologia e sociedade articulada às questões ambientais.
1.6. Crise socioambiental e mundo do trabalho: processos de precarização da força de trabalho na atualidade.
2.Educação Ambiental em espaços educativos formais e não formais:
2.1. Reflexões sobre a construção da Educação Ambiental na escola.
2.2. Comunidades tradicionais, cooperativismo e Educação Ambiental.
2.3. Justiça ambiental; conflitos ambientais.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- ACSELRAD, Henri; MELLO, Cecília Campello do Amaral; BEZERRA, Gustavo das Neves. O que é Justiça Ambiental. Rio de Janeiro: Garamond, 2009.
- BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Educação ambiental por um Brasil sustentável: ProNEA, marcos legais e normativos. Ministério do Meio Ambiente – MMA, Ministério da Educação – MEC. Brasília, DF: MMA, 2018.
- LOUREIRO, Carlos Frederico. Trajetória e fundamentos da Educação Ambiental. São Paulo: Cortez, 2004.
- CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Educação Ambiental: a formação do sujeito ecológico. São Paulo: Cortez, 2004.
- LEFF, Enrique. Racionalidade ambiental: a reapropriação social da natureza. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.
- PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter. A natureza da globalização e a globalização da natureza. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.
Bibliografia Complementar:
- ACSELRAD, Henri (org.) Conflitos ambientais no Brasil. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2004.
- DIAS, Genebaldo Freire. Educação ambiental: princípios e práticas. 9. ed. São Paulo: Gaia, 2017.
- LOUREIRO, Carlos F. B.; LAYRARGUES, Philippe Pomier; CASTRO, Ronaldo Souza de (org.) Educação ambiental: repensando o espaço da cidadania. 5ed. São Paulo: Cortez, 2011.
- LOUREIRO, Carlos F. B.; LAYRARGUES, Philippe Pomier; CASTRO, Ronaldo Souza de (org.) Sociedade e meio ambiente: a educação ambiental em debate. 6ed. São Paulo: Cortez, 2010.
- PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter. Desafio Ambiental. São Paulo: Record, 2004.
- SATO, Michèle; CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Educação ambiental: pesquisa e desafios. Porto Alegre: Artmed, 2005. (Livro eletrônico).