Nome da Atividade
LEITURAS DA INFÂNCIA: CINEMA E LITERATURA
CÓDIGO
17350184
Carga Horária
45 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
CARGA HORÁRIA EXTENSÃO
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CRÉDITOS
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Temas acerca da infância a partir das contribuições da sociologia, da psicologia, da história e da pedagogia. A infância retratada pelo cinema, documentários e literatura. Falando em Educação: Fazendo história na e com a FaE (4609).
Objectives
Objetivo Geral:
Compreender o conceito de infância como categoria social. Refletir sobre a presença de diferentes infâncias no mundo contemporâneo. Problematizar o debate sobre a proteção às crianças e o compromisso social com a defesa de seus direitos. Relacionar as diferentes dimensões constituintes das culturas infantis. Analisar as relações entre infância e escola. Realizar atividades extensionistas com o objetivo de refletir sobre as temáticas e imagens da infância no cinema e na literatura desenvolvendo práticas culturais de leitura e audiência cinematográfica.Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- FOSSATI, Carolina Lanner. Cinema de animação: um diálogo ético no mundo encantado das histórias infantis. Porto Alegre: Sulina, 2011.
- TEIXEIRA, Inês Assunção de Castro. A infância vai ao cinema. São Paulo: Autêntica, 2007.
- TEIXEIRA, Inês Assunção de Castro. A escola vai ao cinema. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
Bibliografia Complementar:
- DUARTE, Rosália. Cinema & educação. São Paulo: Autêntica, 2007.
- FERNANDES, Rosana Aparecida. Passeios esquizos: cinema, filosofia, educação. Maceió: EDUFAL, 2013.
- MIGLIORIN, Cezar. Cartas sem resposta: a internet, a educação, o cinema e o Luciano Huck. São Paulo: Autêntica, 2015.
- REVISTA ATOS DE PESQUISA (FURB). Dossiê Narrativas de infância(s): educação, cinema e literatura. v.10, n. 3, 2015.