Nome da Atividade
CURSO DE PEDAGOGIA: CONTEXTOS E PERSPECTIVAS
CÓDIGO
17350187
Carga Horária
45 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CRÉDITOS
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Princípios históricos e políticos da formação da(o) pedagoga(o). Campo de atuação da(o) pedagoga(o) e suas atribuições.

Objectives

Objetivo Geral:

Analisar os contextos político e histórico dos cursos de pedagogia. Problematizar a permanente “crise” identitária do curso de pedagogia. Evidenciar as possibilidades de atuação do professor (profissional) de pedagogia.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • GATTI, Bernadete Angelina; BARRETO, Elba Siqueira de Sá. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília, DF: Unesco, 2009.
  • LIBÂNEO, José Carlos. Adeus professor, adeus professora? novas exigências educacionais e profissão docente. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2003. 104 p. (Coleção Questões da Nossa Época; 67).
  • LIMA, Soraiha Miranda de. Aprender para ensinar, ensinar para aprender: aprende-se a ensinar no curso de pedagogia? CuiabÁ: Central de Texto : EdUFMT, 2007.
  • MACEDO, Jussara Marques de. A formação do pedagogo em tempos neoliberais: a experiência da UESB. Vitória da Conquista: UESB, 2008.

Bibliografia Complementar:

  • MARQUES, Mario Osorio. Formação do profissional da educação. 5. ed. Ijuí: Ed. UNIJUI, 2006.
  • ROCHA, Simone Albuquerque da (Org.). Formação de professores: licenciaturas em discussão. Cuiabá: UFMT, 2010.
  • SAVIANI, Dermeval. A pedagogia no Brasil: história e teoria. Campinas, SP: Autores Associados, 2008. (Coleção Memória da Educação)
  • SILVA, C. S. B. da. Curso de Pedagogia no Brasil: história e identidade. Campinas, S.P: Autores Associados. 1999. (Coleção polêmicas do nosso tempo).

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