Nome da Atividade
MATEMÁTICA APLICADA À PEDAGOGIA I
CÓDIGO
17350228
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Estudo dos conceitos básicos de Matemática relacionados às unidades temáticas Números, Álgebra e Probabilidade e Estatística, contemplando o Sistema de Numeração Decimal, as quatro operações com números naturais, fracionários e decimais, raciocínio proporcional, pensamento algébrico e padrões, análise de dados e probabilidade.
Objectives
Objetivo Geral:
Compreender os conceitos básicos de matemática; revisar as quatro operações aritméticas e suas propriedades; operar com números fracionários e decimais; desenvolver o raciocínio proporcional e o pensamento algébrico; reconhecer padrões matemáticos; realizar análise de dados; calcular probabilidades.Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BOALER, Jo. O que a matemática tem a ver com isso? como professores e pais podem transformar a aprendizagem da matemática e inspirar sucesso. [recurso eletrônico]. Porto Alegre: Penso, 2019.
- PAIS, Luiz Carlos P. Ensinar e aprender Matemática. 2. ed. — 1. [recurso eletrônico]. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.
- VAN DE WALLE, John A. Matemática no ensino fundamental formação de professores e aplicação em sala de aula. [recurso eletrônico]. Porto Alegre: Penso, 2019.
Bibliografia Complementar:
- SMOLE, Kátia Stocco, DINIZ, Maria Ignez (org.). Materiais manipulativos para o ensino de frações e números [recurso eletrônico]. Porto Alegre: Penso, 2016. (Coleção Mathemoteca; v. 3).
- SMOLE, Kátia Stocco e MUNIZ, Cristiano Alberto. A matemática em sala de aula: reflexões e propostas para os anos iniciais do ensino fundamental. [recurso eletrônico]. Porto Alegre: Penso, 2013.
- SMOLE, Kátia Stocco, DINIZ, Maria Ignez (org.). Materiais manipulativos para o ensino do sistema de numeração decimal [recurso eletrônico]. Porto Alegre: Penso, 2016. (Coleção Mathemoteca; v. 1).