Nome da Atividade
S.A.: POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO E SUAS IMPLICAÇÕES NO CONTEXTO ESCOLAR
CÓDIGO
17350242
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
Ementa
O Seminário oportuniza a compreensão das políticas de avaliação em larga escala. Oferece a análise dos modelos de gestão, as concepções e suas repercussões no contexto escolar. Articula a política de indicadores de qualidade, com o trabalho docente, o currículo e a gestão no contexto escolar.
Objectives
Objetivo Geral:
-Conteúdo Programático
Unidade I - Historicidade e contextualização das políticas de avaliação e a Educação Básica.
1.1. Concepções introdutórias acerca das políticas educacionais e suas repercussões no contexto brasileiro.
1.2. Políticas de avaliação: historicidade, concepções e Educação Básica
1.3. Políticas de responsabilização - prestação de contas (accountability).
Unidade II - Modelos de gestão, políticas de avaliação e Educação Básica.
2.1. Conceitos e concepções de gestão.
2.2. Políticas de avaliação e qualidade de ensino na Educação Básica.
Unidade III - Sistemas de avaliação em larga escala, índices e indicadores de qualidade e repercussões no contexto escolar
3.1. Políticas de avaliação e a gestão escolar.
3.2. Políticas de avaliação e o trabalho docente.
3.3. Políticas de avaliação e o currículo.
Unidade IV - Políticas de avaliação e diferentes contextos educacionais
4.1. Avaliações padronizadas e os diferentes contextos educacionais.
4.2. IDEB e a realidade escolar.
1.1. Concepções introdutórias acerca das políticas educacionais e suas repercussões no contexto brasileiro.
1.2. Políticas de avaliação: historicidade, concepções e Educação Básica
1.3. Políticas de responsabilização - prestação de contas (accountability).
Unidade II - Modelos de gestão, políticas de avaliação e Educação Básica.
2.1. Conceitos e concepções de gestão.
2.2. Políticas de avaliação e qualidade de ensino na Educação Básica.
Unidade III - Sistemas de avaliação em larga escala, índices e indicadores de qualidade e repercussões no contexto escolar
3.1. Políticas de avaliação e a gestão escolar.
3.2. Políticas de avaliação e o trabalho docente.
3.3. Políticas de avaliação e o currículo.
Unidade IV - Políticas de avaliação e diferentes contextos educacionais
4.1. Avaliações padronizadas e os diferentes contextos educacionais.
4.2. IDEB e a realidade escolar.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BALL, S.; MAINARDES, J. Políticas educacionais: questões e dilemas. São Paulo: Cortez, 2011.
- RAVITCH, D. Vida e morte do grande sistema escolar americano: como os testes padronizados e o modelo de mercado ameaçam a educação. Trad. de Marcelo Duarte. Porto Alegre: Sulina, 2011.
- BALL, S. J.; MAGUIRE, M.; BRAUN. A. Como as escolas fazem políticas: atuação em escolas secundárias. Ponta Grossa: UEPG, 2016.
- PARO, V. Diretor escolar: educador ou gerente? São Paulo: Cortez Editora, 2015.
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
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01 | 2025 / 1 | 20 | 9 |
Educação (Doutorado) Educação (Mestrado acadêmico) Horários
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ANDRESSA AITA IVO Professor responsável pela turma |