Nome da Atividade
S.A.: DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO: GESTÃO, CURRÍCULO E POLÍTICAS EDUCATIVAS
CÓDIGO
17350265
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
Ementa
O Seminário Avançado propõe estudos e debates sobre questões relacionadas à democratização da Educação no contexto atual, tendo como foco principal a análise da gestão educacional, do currículo e das políticas educativas.
Objectives
Objetivo Geral:
-Conteúdo Programático
Introdução: apresentação e discussão da proposta de trabalho.
I – Democratização da Educação
II – Gestão, Currículo e Políticas Educativas
III – Nova gestão pública, políticas avaliativas e reforma curricular
IV – Políticas de currículo, BNCC, Novo Ensino Médio.
V – Políticas Curriculares, Gênero e Relações Étnico-raciais
- Currículo e relações de gênero;
- Currículo antirracista;
- Política curricular e Educação indígena;
VI - Currículo intercultural e decolonial. Descolonização curricular;
VII - Trabalho docente na pós-pandemia. Reconfigurações na educação no pós-pandemia.
VIII - Políticas de Currículo; Justiça curricular; Democracia.
IX - Formação de Gestores Escolares; Parcerias público-privadas; Performatividade.
Avaliação
I – Democratização da Educação
II – Gestão, Currículo e Políticas Educativas
III – Nova gestão pública, políticas avaliativas e reforma curricular
IV – Políticas de currículo, BNCC, Novo Ensino Médio.
V – Políticas Curriculares, Gênero e Relações Étnico-raciais
- Currículo e relações de gênero;
- Currículo antirracista;
- Política curricular e Educação indígena;
VI - Currículo intercultural e decolonial. Descolonização curricular;
VII - Trabalho docente na pós-pandemia. Reconfigurações na educação no pós-pandemia.
VIII - Políticas de Currículo; Justiça curricular; Democracia.
IX - Formação de Gestores Escolares; Parcerias público-privadas; Performatividade.
Avaliação
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- AIRES, Ana Maria Pereira; GARCIA, Maria De Fátima; BRITO, Nazineide. Educação integral no ‘Documento Curricular do Rio Grande do Norte: Ensino Fundamental’: potencialidades interculturais e decoloniais. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 15, n. 33, p. 845-864, set./dez. 2021. ALVES, C. E. R.; PARAÍSO, M. A. Encruzilhadas de gênero em um currículo-museu. ETD: Educação Temática Digital, v. 25, p. e023019, 2023. APPLE, Michael W. A luta pela democracia na educação crítica. Revista e-Curriculum, São Paulo, v.15, n.4, p. 894 – 926 out./dez. 2017. BALL, S. Vozes/redes políticas e um currículo neoliberal global. Espaço do Currículo, v.3, n.1, pp.485-498, março de 2010 a setembro de 2010. BALL, Stephen J. Profissionalismo, gerencialismo e performatividade. Cadernos de Pesquisa. v. 35, n. 126, set./dez. 2005, p.539-564. BALL, Stephen. Performatividades e fabricações na economia educacional: rumo a uma sociedade performativa. Educação e Realidade, Porto Alegre: UFRGS, v. 35, n. 2, p. 37-56, maio/ago. 2010. BARBOSA, E. K. M.; DEIMLING, N. N. M. Reforma do Ensino Médio e Base Nacional Comum Curricular: impasses para a democratização da escola pública. Currículo Sem Fronteiras, v. 22, p. 1-29, 2022. BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da Educação Básica 2020: notas estatísticas. Brasília, DF: INEP, 2021.
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