Nome da Atividade
S.A.: PRÁTICAS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES
CÓDIGO
17350273
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
Estudos sobre práticas de formação inicial e continuada de professores, relações com os espaços institucionais e as condições de trabalho nas quais se instalam os processos formativos na educação básica e no ensino superior.
Objectives
Objetivo Geral:
-Conteúdo Programático
1. A Prática Pedagógica e a Docência
2. Condições de formação e trabalho docente
3. Estudos e práticas no ensino superior
4. Formação acadêmico-profissional
2. Condições de formação e trabalho docente
3. Estudos e práticas no ensino superior
4. Formação acadêmico-profissional
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro Ghedin (Orgs.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2022. 01 GERALDI, Corinta. FIORENTINI. Dario; PEREIRA, Elisabete Monteiro (Orgs.). Cartografia do Trabalho Docente. Campinas: Mercado das Letras, 2003. 02 GARCIA, Carlos Marcelo. O professor iniciante, a prática pedagógica e o sentido da experiência. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 11–49, 2010. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/17. Acesso em: 3 out. 2024. 03 AGUIAR, Márcia Angela da S.; OLIVEIRA, João Ferreira de, DOURADO, Luiz Fernandes Dourado, AZEVEDO, Janete Maria Lins de; AMARAL, Nelson Cardoso. Valorização dos Profissionais da Educação: condições e relações de trabalho – Caderno Temático 7 /– Camaragibe. PE: CCS Gráfica e Editora, 2016. Série Cadernos ANPAE Vol. 32 04 SACRISTÁN, J. Gimeno. Consciência e acção sobre a prática como libertação profissional dos professores. In: NÓVOA, António (org.) Profissão professor. Porto: Porto Editora, 1999. 05 PIMENTA, Selma Garrido. ALMEIDA, Maria Isabel (Orgs.). Pedagogia Universitária: caminhos para formação de professores. São Paulo: Cortez, 2014.
- 06 VEIGA, Ilma Passos Alencastro; BRAVO, Cláudia Christina; SÁ, Carneiro (orgs.). Educação Superior: tramas e trilhas para o desenvolvimento profissional docente e institucional, Campinas - SP, 2023. 07 PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Lea das Graças Camargos. Docência no Ensino Superior. 5ª edição. São Paulo: SP: Cortez. 2014. 08 DINIZ-PEREIRA, J. E. A formação acadêmico-profissional: compartilhando responsabilidades entre as universidades e escolas. In.: TRAVERSINI, C. et al. (Orgs.). Trajetórias e processos de ensinar e aprender: didática e formação de professores. 1. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008, v. 1, p. 253-267 09 NÓVOA, António. Os Professores e a sua Formação num Tempo de Metamorfose da Escola. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 44, n. 3, e84910, 2019. 10 ROMANOWSKI, Joana Paulin; MARTINS, Pura Lúcia Oliver; VOSGERAU, Dilmeire Sant'Anna Ramos. A Relação Universidade-Escola nos Cursos de Licenciatura – demandas para a formação docente. In: Anais…ANPED, 2017. Disponível em: http://38reuniao.anped.org.br/sites/default/files/resources/programacao/trabalhoencom_38anped_2017_gt08ii_textojoanapaulinromanowski.pdf