Nome da Atividade
S.A.: OS SENTIDOS DA PRÁTICA DOCENTE NO DIÁLOGO COM EDUCADORES BRASILEIROS CONTEMPORÂNEOS
CÓDIGO
17350275
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4

Ementa

As práticas docentes em sua dimensão social e coletiva. Contribuições de educadores brasileiros contemporâneos para a compreensão das práticas docentes. Perspectivas teóricas, metodológicas e políticas. Práticas docentes, intencionalidades pedagógicas e processos formativos.

Objectives

Objetivo Geral:

-

Conteúdo Programático

1. Dermeval Saviani e a Pedagogia Histórico-Crítica

2. A prática social como ponto de partida e de chegada da prática educativa

3. José Carlos Libâneo e a Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos

4. A busca de uma escola que articule a formação cultural e científica com práticas socioculturais locais e cotidianas

5. Sínteses interpretativas e processos de formação de professores

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • LIBÂNEO, José Carlos; SILVA, Eliane. Finalidades educativas escolares e escola socialmente justa: a abordagem pedagógica da diversidade social e cultural. RPGE Revista on-line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. esp. 1, p. 816-840, ago. 2020. LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. 28 ed. São Paulo, Ed. Loyola, 2014. LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê? 9 ed. São Paulo, Cortez, 2014. SAVIANI, Dermeval. Pedagogia Histórico-crítica: novas aproximações. Campinas, Autores Associados, 2019. SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. 43 ed. rev. Campinas, Autores Associados, 2019. SAVIANI, Dermeval. Pedagogia Histórico-crítica: primeiras aproximações. 11 ed. Campinas, Autores Associados, 2011. SUANNO, Marilza Vanessa Rosa; CHAVES, Sandramara Matias; ROSA, Sandra Valéria Limonta (orgs.). Educação como prática social, didática e formação de professores: contribuições de José Carlos Libâneo. Goiânia, Espaço Educativo, 2020. PASQUALINI, J. C.; LAVOURA, T. N. A transmissão do conhecimento em debate: estaria a pedagogia histórico-crítica reabilitando o ensino tradicional?. Educ. rev., v. 36, e221954, p. 1-20, 2020.

Page generated on 2025-07-06 11:38:57 (query took 0.071157s)