Nome da Atividade
S.A.: EXPERIÊNCIA E ARTE NA FORMAÇÃO DOCENTE
CÓDIGO
17350276
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
Discutir e estudar a experiência e a arte no processo de formação de professores, estabelecendo relações com os espaços e as condições necessárias para a sua potencialização. Entender a experiência estética como promotora da educação do sensível a partir da arte e das vivências do cotidiano.
Objectives
Objetivo Geral:
-Conteúdo Programático
1. Experiência e educação – em busca de uma teoria
2. As linguagens da experiência na educação
3. Arte como experiência
4. A arte na educação – temas para reflexão
5. Estética e formação de professores
6. A educação do sensível e a experiência estética
7. Estesia e Anestesia – os sentidos na formação docente
2. As linguagens da experiência na educação
3. Arte como experiência
4. A arte na educação – temas para reflexão
5. Estética e formação de professores
6. A educação do sensível e a experiência estética
7. Estesia e Anestesia – os sentidos na formação docente
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BENJAMIN, Walter. Experiência e Pobreza. In: BENJAMIN, Walter. Magia e Técnica, Arte e Política - ensaios sobre literatura e história da cultura. Obras escolhidas, volume I, 2 ed., São Paulo: Editora Brasiliense, 1994. p. 114-119. CALVINO, Italo. Palomar. 2 ed. Companhia das Letras, 1994. Disponível em: https://estudanteuma.files.wordpress.com/2013/04/italo-calvino-palomar-rev-cc3b3pia-cc3b3pia.pdf Acesso em: 06 mar. 2024. CIDAC; HOLLIDAY, Oscar Jara. Sistematização de Experiências: aprender a dialogar com os processos. Rio de Janeiro: CIDAC; IPAD, 2007. Disponível em: https://www.cidac.pt/files/4513/8497/5266/Aprendizagens_1_v_ligth.pdf Acesso em: 12 mar. 2024. CUNHA, Marcus Vinicius da. Experiência e afeto em Dewey: uma conexão orgânica. In: Revista Educação em Foco, Juiz de Fora, v. 20, n. 2, p. 251-266, jul. 2015 / out. 2015. Disponível em: https://educacaoemfoco.ufjf.emnuvens.com.br/edufoco/article/view/2930 Acesso em: 08 fev. 2024. DEWEY, John. Arte como experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010. DEWEY, John. Experiência e Educação. 2 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011 DUARTE JR., João-Francisco. A Montanha e o Videogame: escritos sobre educação. Campinas, SP: Papirus, 2010. DUARTE JR., João-Francisco. O sentido dos sentidos. A educação do sensível. 3 ed. Criar Edições Ltda, 2010. FALKEMBACH, Elza Maria. SISTEMATIZAÇÃO, uma arte de ampliar cabeças. In: LINS, Iara; FALKEMBACH, Elza Maria Fonseca; OLIVEIRA, Raimunda. Multiplicação criativa, um entrelaçar de práticas e saberes. Brasília-DF: Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura Contag, 2011. Disponível em: https://www.enfoc.org.br/system/arquivos/documentos/89/f1293uma-arte-de-ampliar.pdf Acesso em:05 fev. 2024.
- JOSSO, Marie-Christine. Experiências de Vida e Formação. São Paulo: Cortez, 2004. LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, N. 19, Jan/Fev/Mar/Abr. 2002. p. 20-28. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n19/n19a02.pdf Acesso em 20 jan. 2024. LARROSA, Jorge. Experiência e Alteridade em Educação. Reflexão e Ação (Online), V. 19, N. 2, 2011, p. 04-27. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/2444/1898 Acesso em: 19 jan. 2024. LARROSA, Jorge. Conversando sobre escola, experiência e formação docente. Reflexão e Ação (Online), V. 19, N. 2, 2011, p. 04-27. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/2444/1898 Acesso em: 03 jan. 2024. LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica, 2014. LEITE, César D. Pereira. Infância, Experiência e Tempo. Disponível em: http://www.ufjf.br/pensandobem/files/2016/05/infancia_experiencia_e_tempo.pdf Acesso em: 07 jan. 2024. PAGNI, Pedro Angelo; GELAMO, Rodrigo (orgs.). Experiência, Educação e Contemporaneidade. Marília, SP: Poiesis Editora, 2010. Disponível em: https://www.marilia.unesp.br/Home/Publicacoes/poeisis.pdf Acesso em: 01 mar. 2024. PERISSÉ, Gabriel. Estética & Educação. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014. SAMPAIO, Carmen; RIBEIRO, Tiago: HELAL, Igor. Experiência, Diálogo e Educação: a formação docente como experiência filosófica. Contrapontos (online), V. 3, N. 3, 2013. p. 160-168. Disponível em: https://siaiap32.univali.br/seer/index.php/rc/article/view/4578 Acesso em: 10 jan. 2024. SANTOS, Boaventura de Sousa. O que é luta? O que é experiência? In: SANTOS, Boaventura de Sousa. O fim do império cognitivo: a afirmação das epistemologias do sul. Belo Horizonte: Autêntica, 2019. p. 103-134.