Nome da Atividade
S.A.: CULTURA VISUAL E PEDAGOGIAS CULTURAIS NA FORMAÇÃO DOCENTE
CÓDIGO
17350278
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%

Ementa

Conceituações de cultura visual e pedagogias culturais - elementos históricos e socioculturais na pós-modernidade. Concepções e proposições em torno das imagens e visualidades, refletindo sobre as relações entre imagem e poder na constituição de significados e sentidos. Discussão sobre a construção social da experiência visual e suas expressões/manifestações no cotidiano e formação docente.

Objectives

Objetivo Geral:

-

Conteúdo Programático

1. Cultura e pós-modernidade

2. Estudos Culturais e Cultura Visual

3. Pedagogias Culturais

4. Abordagens críticas nas leituras de imagens

5. Educação da cultura visual, estudos culturais e pedagogias críticas

6. Formação docente e visualidades

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • DIAS, Belidson. O i/mundo da educação da cultura visual. Brasília: Pós-graduação em arte da Universidade de Brasília, 2011. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/32087 Acesso em: 10 jul. 2021. CEVASCO, Maria Eliza. As Dez Lições Sobre os Estudos Culturais. São Paulo: Boitempo Editorial, 2003. EFLAND, Arthur. Cultura, sociedade e arte num mundo pós-moderno. In: GUINSBURG, J.; BARBOSA, A. M. O pós-modernismo. São Paulo: Perspectiva, 2005. p. 173-188. ESCOSTEGUY, Ana Carolina D. Cartografias dos estudos culturais – Uma versão latinoamericana. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. HALL, Stuart. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo, 2013. Disponível em: . Acesso em: 08 jul. 2021. HALL, Stuart. A identidade cultural na pós – modernidade. 11. ed.- Rio de janeiro: DP&A, 2006. HERNÁNDEZ, Fernando. Catadores da cultura visual: proposta para uma nova narrativa educacional. Porto Alegre: Editora Mediação, 2007.
  • KELLNER, Douglas. Lendo imagens criticamente: Em direção a uma pedagogia pós-moderna. In: SILVA, T. T. D. Alienígenas na sala de aula. Rio de Janeiro: Vozes, 1995. p. 101-128. MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene (Org.). Educação da Cultura Visual: conceitos e contextos. Santa Maria: Ed. UFSM, 2011. MARTINS, Raimundo; MARTINS, Alice Fátima (Org.). Trânsitos e Fronteiras em Educação da Cultura Visual. Goiânia: UFG/FAV; FUNAPE, 2014. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/459/o/desenredos_8_online_menor_(1).pdf?1424427507 Acesso em: 10 jul. 2021. MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene (Org.). Cultura das Imagens: desafios para a arte e para a educação. Santa Maria: Ed. UFSM, 2012. MIRZOEFF, Nicholas. O direito a olhar. ETD - Educação Temática Digital 18 (4):745. DOI: 10.20396/etd.v18i4.8646472 Acesso em: 12 jul. 2021. SAMAIN, Etienne (org.). Como pensam as imagens. Campinas: Editora da Unicamp, 2012.

Page generated on 2025-06-08 22:08:20 (query took 0.073132s)