Nome da Atividade
S.A.: IMAGENS DA FORMAÇÃO DOCENTE
CÓDIGO
17350281
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
Mimesis e imagem. Linguagem e metáfora. Experiência estética e formação de professores. A pedagogia das imagens culturais. As racionalidades docentes e a construção de imagens para o futuro.
Objectives
Objetivo Geral:
-Conteúdo Programático
1. Mimesis e imagem
2. Linguagem e metáfora
3. Experiência estética e formação de professores
4. A pedagogia das imagens culturais
5. As racionalidades docentes e a construção de imagens para o futuro
2. Linguagem e metáfora
3. Experiência estética e formação de professores
4. A pedagogia das imagens culturais
5. As racionalidades docentes e a construção de imagens para o futuro
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- ADORNO, Theodor. A arte e as artes; primeira introdução à teoria estética. Trad. Rodrigo Duarte. 2. ed. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2018. ADORNO, Theodor W. Educação e Emancipação. Tradução Wolfgang Leo Maar. São Paulo: Paz e Terra, 2020. ALLOA, Emmanuel (Org.). Pensar a imagem. Belo Horizonte: Autêntica, 2015. BUCCI, Eugênio. A superindústria do imaginário: como o capital transformou o olhar em trabalho e se apropriou de tudo que é visível. Belo Horizonte: Autêntica, 2021. DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante da Imagem. Trad. Paulo Neves. São Paulo: Ed. 34, 2013. DIDI-HUBERMAN, Georges. A imagem queima. Trad. Helano Ribeiro. Curitiba: Medusa, 2018. LARROSA, Jorge; RECHIA, Karen Christine; CUBAS, Caroline Jaques. (Orgs.). Elogio do professor. Belo Horizonte: Autêntica, 2021. RANCIÈRE, Jacques. O destino das imagens. Trad. Mônica Costa Netto. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012. TREVISAN, Amarildo Luiz. Terapia de Atlas: Filosofia da Educação no contemporâneo. Caxias do Sul: Educs, 2020. TREVISAN, Amarildo Luiz. Pedagogia das Imagens Culturais: da formação cultural à formação da opinião pública. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 2002.