Nome da Atividade
L.D.: FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CONTRIBUIÇÕES DOS ESTUDOS DE NÓVOA E SHULMAN
CÓDIGO
17350287
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%

Ementa

A Leitura Dirigida analisa as propostas apresentadas por Antônio Nóvoa e Lee Shulman problematizando aspectos conceituais sobre os seguintes tópicos: Formação profissional de professores; Conhecimento profissional docente; Base de conhecimento para o ensino; Ação e raciocínio pedagógicos; Conhecimento de conteúdo; Conhecimento pedagógico do conteúdo; Casos de ensino.

Objectives

Objetivo Geral:

-

Conteúdo Programático

1. Lee Shulman e António Nóvoa: estudos sobre formação de professores

2. Formação profissional de professores

3. Conhecimento profissional docente

4. Base de conhecimento para o ensino

5. Ação e raciocínio pedagógicos

6. Conhecimento de conteúdo: conhecimento subtantivo e conhecimento sintático

7. Conhecimento pedagógico do conteúdo

8. Casos de ensino: pesquisa e formação

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BORN, B. B.; PRADO, A. P. do; FELIPPE, J. M. F. G. Profissionalismo docente e estratégias para o seu fortalecimento: entrevista com Lee Shulman. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 45, e201945002003, 2019. https://doi.org/10.1590/s1678-4634201945002003 BOTO, C. António Nóvoa: uma vida para a educação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 44, e201844002003, 2018. https://doi.org/10.1590/s1678-463420184400200 GARDNER, H.; SHULMAN, L. The Professions in America Today: Crucial but Fragile. Daedalus, v. 134, n. 3, pp. 13-18, Summer, 2005. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/20027993 GROSSMAN, P. L.; WILSON, S. M.; SHULMAN, L S. Profesores de sustancia: el conocimiento de la materia para enseñanza. Profesorado. Revista de Currículum y Formación de Profesorado, vol. 9, núm. 2, 2005, p. 1-25. Disponível em: https://revistaseug.ugr.es/index.php/profesorado/article/view/19745/19231 NÓVOA, A. (org.) Profissão Professor. Porto: Porto Editora, 1999. NÓVOA, A. Os professores na virada do milênio: do excesso dos discursos à pobreza das práticas. Educação & Pesquisa, São Paulo, v. 25, n. 1, p. 11-20, June 1999. Disponível em https://doi.org/10.1590/S1517-97021999000100002 NÓVOA, A. Para una formación de profesores construída dentro de la profesión. Revista de Educación, n. 350. Septiembre-diciembre 2009, pp. 203-218. Disponível em: http://www.revistaeducacion.educacion.es/re350/re350_09por.pdf NÓVOA, A. Devolver a formação de professores aos professores. Cadernos de Pesquisa em Educação. Vitória, ES. a. 9, v. 18, n. 35, p. 11-22, jan./jun. 2012. Disponível em https://doi.org/10.22535/cpe.v35i1.4927 NÓVOA, A. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 47, n. 166, p. 1106-1133, Dec. 2017. Disponível em http://dx.doi.org/10.1590/198053144843
  • NÓVOA, A. Os Professores e a sua Formação num Tempo de Metamorfose da Escola. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 44, n. 3, e84910, 2019. Disponível em https://doi.org/10.1590/2175-623684910 NÓVOA, A. Escolas e professores: proteger, transformar, valorizar. Salvador: SEC/IAT, 2022. NÓVOA, A. Professores: libertar o futuro. São Paulo: Diálogos embalados, 2023. NÓVOA, A. Formação de professores: Uma terceira revolução?. Educação, Sociedade & Culturas, 67, p. 1-14, mar.2024. Disponível em: https://doi.org/10.24840/esc.vi67.777 PACHALSKI, L.; NÖRNBERG, M. Teoria e prática na docência nos anos iniciais: dimensões (in)dissociáveis? ETD-Educação Temática Digital, Campinas, SP v.21, n.4, p.994-1012, out./dez. 2019. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8653271 SHULMAN, L. Conhecimento e ensino: fundamentos para a nova reforma. Cadernos Cenpec, São Paulo, v.4, n.2, p.196-229, dez. 2014. Traduzido de Lee S. Shulman, “Knowledge and Teaching Foundations of the New Reform”, a Harvard Educational Review, v. 57, n. 1, p. 1-22, primavera 1987. Disponível em: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v4i2.29 SHULMAN, L. Signature Pedagogies in the Professions. Daedalus, v. 134, n.3, pp. 52-59, Summer, 2005. Disponível em https://www.jstor.org/stable/20027998 SHULMAN, L. El saber y entender de la profesión docente. Estudios Públicos, Chile, n. 99, p.195-224, jun. 2005. Traduzido de Shulman, Lee, Those Who Understand: Knowledge Growth in Teaching. Publicado originalmente en Educational Researcher, 1986, 15 (2), 4-14. Disponível em: https://www.estudiospublicos.cl/index.php/cep/article/view/621 SHULMAN, L. S.; SHULMAN, J. H.. Como e o que os professores aprendem: uma perspectiva em transformação. Cadernos Cenpec | Nova série, [S.l.], v. 6, n. 1, dez. 2016. http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v6i1.353

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