Nome da Atividade
S.A.: FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS: DA TEORIA À DIMENSÃO DA PRÁXIS PEDAGÓGICA
CÓDIGO
17350288
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%

Ementa

Sobre o conceito de teoria e as implicações na/da diversidade. A construção da práxis nas perspectivas teóricas de Frantz Fanon e Paulo Freire. Dimensões do conceito de práxis na formação de professores/as. Experiências interculturais e étnico-raciais para a formação docente.

Objectives

Objetivo Geral:

-

Conteúdo Programático

1. Sobre a Teoria

2.1 Práxis em Fanon

2.2 Práxis em Freire

3. Formação de professores/as nas perspectivas das diversidades de classe, gênero, raça/etnia e religiosa

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BHAHA, Homi. O local da Cultura. B. Horizonte: Ed. UFMG, 2001. CHERKI, Alice. Frantz Fanon: um retrato. S. Paulo, Ed. Perspectiva, 2022. CHRISTIAN, Bárbara. A disputa de teorias. Revista Estudos Feministas, 10(1), 85, 2002. DEMO, Pedro. Teoria para quê? Gestão.Org, v. 03, n.2, mai./ago. 2005. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/gestaoorg/article/view/21576/18270 FANNON, Frantz. Os condenados da terra. São Paulo: Zahar Editores, 2020. FANNON, Frantz. Peles negras, máscaras brancas. Salvador: Ed. Adande, 2024. FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Ed. Paz e Terra, 2013. HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: Martins Fontes, 2019. WALSH, C. Interculturalidad, Estado, Sociedad: luchas decoloniales de nuestra época. Quito: Abya Yala, 2009. WALSH, Catherine E.; MIGNOLO, Walter. On Decoloniality: concepts, anality, praxis. Durhan: University Press, 2018.

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