Nome da Atividade
PRÁTICAS EDUCATIVAS I
CÓDIGO
17360005
Carga Horária
75 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
5
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
5
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
O bloco temático se desenvolverá tendo como foco a problematização das REPRESENTAÇÕES sociais e culturais e dos estudos das PRINCIPAIS CORRENTES DA PSICOLOGIA. O foco será a escola e a docência veiculadas em textos cinematográficos e literários, na memória e nas experiências que os estudantes têm sobre o próprio processo formativo; o ensino e os professores, de modo a destacar a complexidade do fenômeno de aprendizagem e do ensino através do olhar de si e do outro.
Objectives
Objetivo Geral:
•Desenvolver a capacidade de escrever e re-escrever a memória educativa, problematizando as representações sociais e culturais construídas.•Destacar a complexidade do fenômeno de aprendizagem e do ensino através do olhar de si e do outro.
•Introduzir as principais correntes da psicologia.
Conteúdo Programático
I UNIDADE: IMAGENS DE ESCOLA, IMAGENS DE PROFESSORES NA MEMÓRIA E NO CINEMA
1.Unidade: Quem somos”?
Apresentação e discussão da proposta de estudos. Apresentações e Escrita de si — relato da trajetória educativa.
Lembrança dos meus primeiros anos escolares; socialização em duplas e leitura de 6 trabalhos e no grande grupo.
Apresentação dos seguintes filmes: COLCHA DE RETALHOS; SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS; MENTES PERIGOSAS; MENTES QUE BRILHAM; NENHUM A MENOS.
Relações dos filmes com os textos de: Magda Soares. Travessia de uma
educadora, e de Fanny Abramovich. O mito da infância Feliz.
Quais as imagens de escola, estudante, professor e ensino que emergem filmes vistos? Essas imagens influenciam nossas idéias acerca do que é ser professor e estar numa escola? Como? Fazer um “fechamento” acerca dos temas relacionados a escrita de si.
II UNIDADE: CORRENTES PSICOLÓGICAS E CONTRIBUIÇÕES - pensar-se como aprendeu e como poderá ensinar
Contribuições da Psicanálise
Contribuições do Comportamentamentalismo/Behaviorismo
Contribuições do interacionismo Piagetiano
Contribuições dos estudos Vigotskianos.
Contribuições dos estudos Humanistas.
Leitura obrigatória: a poesia “Meus Oito anos” de Casemiro de Abreu.
Fonte bibliográfica: Antologia da poesia brasileira para crianças. Girassol
Trabalho Final: Memorial sobre a história educativa e escolar: imagens de si-mesma, da escola, da professora e tantas outras (fora da aula com apoio da Professora) - tarefa individual e grupal pelas (0) alunas (0), com o objetivo de identificarem a criança que foram, a escola onde estudaram os professores e as experiências escolares mais significativas, descrevendo um exemplo de uma situação marcante de sua trajetória escolar (Quando? Onde? Quem? O quê?).
1.Unidade: Quem somos”?
Apresentação e discussão da proposta de estudos. Apresentações e Escrita de si — relato da trajetória educativa.
Lembrança dos meus primeiros anos escolares; socialização em duplas e leitura de 6 trabalhos e no grande grupo.
Apresentação dos seguintes filmes: COLCHA DE RETALHOS; SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS; MENTES PERIGOSAS; MENTES QUE BRILHAM; NENHUM A MENOS.
Relações dos filmes com os textos de: Magda Soares. Travessia de uma
educadora, e de Fanny Abramovich. O mito da infância Feliz.
Quais as imagens de escola, estudante, professor e ensino que emergem filmes vistos? Essas imagens influenciam nossas idéias acerca do que é ser professor e estar numa escola? Como? Fazer um “fechamento” acerca dos temas relacionados a escrita de si.
II UNIDADE: CORRENTES PSICOLÓGICAS E CONTRIBUIÇÕES - pensar-se como aprendeu e como poderá ensinar
Contribuições da Psicanálise
Contribuições do Comportamentamentalismo/Behaviorismo
Contribuições do interacionismo Piagetiano
Contribuições dos estudos Vigotskianos.
Contribuições dos estudos Humanistas.
Leitura obrigatória: a poesia “Meus Oito anos” de Casemiro de Abreu.
Fonte bibliográfica: Antologia da poesia brasileira para crianças. Girassol
Trabalho Final: Memorial sobre a história educativa e escolar: imagens de si-mesma, da escola, da professora e tantas outras (fora da aula com apoio da Professora) - tarefa individual e grupal pelas (0) alunas (0), com o objetivo de identificarem a criança que foram, a escola onde estudaram os professores e as experiências escolares mais significativas, descrevendo um exemplo de uma situação marcante de sua trajetória escolar (Quando? Onde? Quem? O quê?).
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- ABRAMOVICH, Fanny. O mito da Infância Feliz. São Paulo Summus Editorial, 1983.
- BOCK, Ana Maria B et alli. Psicologias: uma introdução ao psicologia. São Paulo: Saraíva, 1988.
- VÁRIOS AUTORES. Antologia de poesia brasileira para crianças. Editora Girassol.
- SOARES, Magda. Travessia de uma educadora