Nome da Atividade
ENSINO-APRENDIZAGEM CONHEC.ESCOLARIZAÇÃO IV
CÓDIGO
17360015
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Constituições do sujeito que aprende, o papel da aprendizagem da matemática na escola. Fracasso / sucesso escolar e dificuldades de aprendizagem. Fatores intra e inter-escolares das práticas de exclusão.
Objectives
Objetivo Geral:
Articular a área da matemática com os processos cognitivos enfocados à luz da psicologia. Analisar e discutir a matemática no processo ensino-aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental.Conteúdo Programático
Construção do conhecimento em matemática a partir de Piaget e Vigotsky
-conceitos científicos e espontâneos
-teoria da equilibração
-conhecimento lógico-matemático
-construção de conceitos matemáticos
-construção do número
-sistema de numeração decimal-operações com números
-sistemas de medidas
-orientação e representação no espaço
-conceitos científicos e espontâneos
-teoria da equilibração
-conhecimento lógico-matemático
-construção de conceitos matemáticos
-construção do número
-sistema de numeração decimal-operações com números
-sistemas de medidas
-orientação e representação no espaço
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- Becker, F. Modelos pedagógicos, modelos epistemológicos. Paixão de conhecer: escola, conhecimento e cidadania. POA: SME, n. 5: 18-23, 1983.
- D'Ambrósio, B. S. Formação de professores de matemática para o século XXI: o grande desafio. Proposições: Revista da Faculdade de Educação. Unicamp, Campinas, v. 4, n.1, p.35-41, 1993.
- Rangel, A. C. A educação matemática e a construção do número pela criança. Dissertação (mestrado em educação)- Fac. Educação UFRGS.
- Souza, J.C.M. Matemática divertida e curiosa. RJ: Record, 1996.
- Vigotski, L. A formação social da mente. SP: Martins Fontes, 1991.