Nome da Atividade
ESCOLA, CULTURA E SOCIEDADE VI
CÓDIGO
17360027
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
Ementa
Organização do trabalho na escola, a relação das classes populares com o processo de escolarização a partir do cotidiano da escola, dos rituais presentes na organização e funcionamento de uma aula. Conhecimento sistematizado socialmente, o saber cotidiano e as formas pessoais de entendimento dessa realidade. Educação popular e o processo de democratização do ensino no Brasil. Conhecimento escolar e conhecimento da realidade a partir do “entorno” da escola. A sala de aula: indivíduos, grupos, representações e cultura.
Objectives
Objetivo Geral:
Compreender a organização do trabalho na escola, a relação das classes populares com o processo de escolarização a partir do cotidiano da escola, dos rituais presentes na organização e funcionamento de uma aula, confrontando criticamente o conhecimento sistematizado socialmente, o saber cotidiano e as formas pessoais de entendimento dessa realidade.Conteúdo Programático
Saber cultural e conhecimento sistematizado.
Representações e conhecimento do professor, relações entre o concebido e o vivido.
A classe: indivíduos, grupos, representações e cultura.
O aluno e sua família.
Família de classes populares e escola.
A aula enquanto espaço de conhecimento e lugar de cultura.
Representações e conhecimento do professor, relações entre o concebido e o vivido.
A classe: indivíduos, grupos, representações e cultura.
O aluno e sua família.
Família de classes populares e escola.
A aula enquanto espaço de conhecimento e lugar de cultura.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- Arroyo, M. Ofício de mestre: imagens e auto-imagens. Petrópolis: Vozes, 2000.
- Cortella, M.S. A escola e o conhecimento: fundamentos epistemológicos e políticos. SP: Cortez, 1999.
- Luckesi, C. e outros. Fazer universidade: uma proposta metodológica. SP: Cortez, 1998.
- Freire, P. Pedagogia da autonomia.
- _______ Pedagogia da indignação.