Nome da Atividade
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
CÓDIGO
17360029
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Compreender e analisar os fatores que intervêm nos processos de aprendizagem de crianças do ensino fundamental, considerando aspectos do desenvolvimento cognitivo, social, emocional, psicomotor e neurológico.
Objectives
Objetivo Geral:
Objetivo geral:Diferenciar problemas de aprendizagem e transtornos de aprendizagem;
Discriminar aspectos do desenvolvimento infantil, que contribuem pra o fracasso escolar;
Compreender os vários fatores que interferem na aprendizagem.
Objetivos específicos:
Analisar os processos de aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental;
Compreender os fatores que influenciam o sucesso e/ou o fracasso de crianças nos primeiros anos do ensino fundamental;
Buscar estratégias pedagógicas que auxiliem na superação das dificuldades na escolarização de crianças do ensino fundamental;
Avaliar o desempenho escolar dos alunos.
Conteúdo Programático
Caracterização diferenciação de dificuldades de aprendizagem e transtornos de aprendizagem.
Introdução ao fracasso escolar:
Fatores e variáveis que interferem na aprendizagem
Fatores orgânicos
Psicógenos
Ambientais
Pedagógicos
Específicos
Dificuldades de aprendizagem relacionadas às alterações da linguagem oral e escrita.
Instrumentos de avaliação do desempenho escolar.
Introdução ao fracasso escolar:
Fatores e variáveis que interferem na aprendizagem
Fatores orgânicos
Psicógenos
Ambientais
Pedagógicos
Específicos
Dificuldades de aprendizagem relacionadas às alterações da linguagem oral e escrita.
Instrumentos de avaliação do desempenho escolar.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BARBIZET, J & DUIZABO, Ph, Manual de Neuropsicologia Porto Alegre, Artes Médicas, 1985.
- BASSOLS, Ana Margareth Siqueira, Saúde Mental na escola - uma abordagem multidisciplinar, Porto Alegre, Editora Mediação, 2003.
- CIASCA, Sylvia Maria. Distúrbios de aprendizagem: Proposta de avaliação interdisciplinar, São Paulo, Casa do psicólogo, 2ª ed, 2004.
- JOSE, Elisabete da Assunção; COELHO, Maria Teresa. Problemas de aprendizagem
- LIMA, Elvira Souza. Quando a criança não aprende a ler e a escrever, São Paulo, Editora Sobradinho 107, 2003.
- LIMA, Elvira Souza. Diversidade e aprendizagem, São Paulo, Editora Sobradinho 107, 2006.
- LIMA, Elvira Souza. Neurociência e leitura. São Paulo, Editora Sobradinho 107, 2007.
- ROHDE, Luis Augusto; BENCZIK, Edyleine, Transtorno de Déficit de Atenção. Porto Alegre, Artmed, 1999.
- ROHDE, Luis Augusto; & Colaboradores. Princípios e Práticas em TDAH - Transtornos de Déficit de Atenção/Hiperatividade, Porto Alegre, Artmed, Reimpressão, 2006.