Nome da Atividade
PRÁT. PEDAGÓGICA DE J. J. ROUSSEAU
CÓDIGO
17360056
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

O Iluminismo, enquanto movimento cultural muito fértil, produz autores como o genebrino Jean-Jacques Rousseau. Sua teoria pedagógica desemboca em uma proposta de pedagogia política com vistas à formação do cidadão. A trajetória enquanto filósofo, seu tempo, o ambiente em que vive, autores com quem dialoga são pontos a serem destacados, uma vez que compõem o cenário onde ocorrem os desdobramentos de suas teses.

Objectives

Objetivo Geral:

Conhecer o pensamento humanista de Jean-Jacques Rousseau. Aprofundar as teses centrais do autor a partir de seus escritos, principalmente os denominados escritos pedagógicos. Analisar, sob a forma de investigação científica, as teses rousseaunianas nos escritos pedagógicos em comparação com proposições defendidas em seus outros escritos. Elaborar, a partir da produtividade teórica do autor, argumentações consequentes em torno da sua pedagogia política.

Conteúdo Programático

1. Panorama Filosófico e Científico do Século XVIII
- Negação da tradição
- Racionalismo
- Aspectos políticos do século XVIII

2. Rousseau e o Jusnaturalismo: o homem natural
- O homem natural e o estado natural
- Natureza ou civilização?

3. Rousseau e o pensamento político moderno
- Montesquieu
- Hobbes
- Locke

4. O método rousseauniano
- Pedagogia política
- Racionalismo e razão iluminista

5. O caráter político da obra rousseauniana
- O contrato
- A vontade geral
- A lei e o legislador
- O povo como artífice da democracia

6. A crítica de Jean-Jacques Rousseau ao liberalismo
- Individualismo burguês e representação

7. A fundamentação filosófica da pedagogia rousseauniana
- educação natural, educação negativa e liberdade (Emílio, Livros I e II)
- a psicopedagogia: a infância é o sono da razão e o tempo da educação dos sentidos
- utilitarismo pedagógico (Emílio, Livro III)
- profissão de fé do vigário saboiano: Rousseau apresenta a fundamentação filosófica de sua pedagogia
- educação moral, ética e social (Emílio, Livro III)
- formação sócio-política (Emílio, Livro IV)

8. A política como exercício pedagógico (apresentação e análise do texto)

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • Arbousse-Bastide, Paul, Machado, Lourival Gomes. Notas. In: Rousseau, Jean-Jacques. Do Contrato Social; Ensaio sobre a origem das línguas; Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens; Discurso sobre as ciências e as artes. 3.ed. São Paulo: Abril Cultural, 1983. (Coleção Os Pensadores)
  • Cassirer, Ernst. A filosofia do iluminismo. Trad. Álvaro Cabral. 2.ed. Campinas : Ed. Unicamp, 1994. 472p.
  • Derathé, Robert. Jean-Jacques Rousseau et la science politique de son temps. 2.ed. 6eme. tirage. © 1950. Paris/France: J. Vrin, 1995. 473p (Bibliothèque d’Histoire de la Philosophie).
  • Krischke, Paulo J. (Org.) O Contrato Social ontem e hoje. São Paulo : Cortez, 1993. 320p.
  • Fortes, Luiz Roberto Salinas. Rousseau: o mundo político como vontade e representação. Filosofia Política, Porto Alegre, n.2, p.89-116, inverno de 1985.
  • Oliveira, Neiva Afonso. Rousseau e Rawls: contrato em duas vias. Porto Alegre. EDIPUCRS. 2000.
  • Pissarra, Maria Constança. Rousseau: a política como exercício pedagógico. São Paulo: Moderna, 2005.
  • Rousseau, Jean-Jacques. Emílio ou Da Educação. Trad. Sérgio Milliet. 3.ed. Rio de Janeiro : Bertrand Brasil, 1995. 583p.
  • Rousseau, Jean-Jacques. Cartas escritas da montanha. São Paulo: EDUC: UNESP, 2006.
  • Starobinski, Jean. Jean-Jacques Rousseau: a transparência e o obstáculo. Seguido de sete ensaios sobre Rousseau. Trad. Maria Lúcia Machado. São Paulo : Companhia das Letras. 1991. 423p.
  • Touraine, Alain. O que é a democracia?. Trad. Guilherme João de Freitas Teixeira. Petrópolis/RJ : Vozes, 1996. 286p.
  • Vieira, Luiz Vicente. A democracia em Rousseau: a recusa dos pressupostos liberais. Porto Alegre : EDIPUCRS, 1997. 155p. (Filosofia, 52).

Page generated on 2024-12-23 08:49:57 (query took 0.118664s)