Nome da Atividade
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
CÓDIGO
17360063
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
A DISTÂNCIA
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Estudo de algumas das principais abordagens teóricas referentes ao processo de ensino
e aprendizagem; análise da relação professor/aluno destacando a importância da
fundamentação teórica para a prática docente e demonstrando a relação indissolúvel
entre o ato pedagógico e o contexto social, político e econômico no qual ele se insere
e aprendizagem; análise da relação professor/aluno destacando a importância da
fundamentação teórica para a prática docente e demonstrando a relação indissolúvel
entre o ato pedagógico e o contexto social, político e econômico no qual ele se insere
Objectives
Objetivo Geral:
Conhecer algumas das principais Teorias da Aprendizagem, bem como analisar arelação professor/aluno destacando a importância da fundamentação teórica para a
prática docente e demonstrando a relação indissolúvel entre o fazer pedagógico e o
contexto social, político e econômico no qual está inserido.
Conteúdo Programático
UNIDADE I - Psicologia e Aprendizagem
1.1 Contextualização Histórica da Psicologia da Educação no Brasil
1.2 Conceitos de aprendizagem
1.3 Aprendizagem como objeto de estudo da Psicologia
UNIDADE II – Teorias psicológicas da aprendizagem
2.1 Associacionistas (comportamentalistas)
2.2 Cognitivistas (construtivistas)
2.3 Sócio- histórica (sócio –interacionista)
UNIDADE III – Relação da Pedagogia com a Psicologia da Aprendizagem
3.1 Dificuldades de Aprendizagem
3.2 O papel da escola
3.3 A atitude face ao "aprender a aprender”
4. UNIDADE IV – Avaliação Somativa
1.1 Contextualização Histórica da Psicologia da Educação no Brasil
1.2 Conceitos de aprendizagem
1.3 Aprendizagem como objeto de estudo da Psicologia
UNIDADE II – Teorias psicológicas da aprendizagem
2.1 Associacionistas (comportamentalistas)
2.2 Cognitivistas (construtivistas)
2.3 Sócio- histórica (sócio –interacionista)
UNIDADE III – Relação da Pedagogia com a Psicologia da Aprendizagem
3.1 Dificuldades de Aprendizagem
3.2 O papel da escola
3.3 A atitude face ao "aprender a aprender”
4. UNIDADE IV – Avaliação Somativa
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BOCK, Ana M. Bahia et AL. Psicologias – uma introdução ao estudo de psicologia. 13ª Ed. São Paulo: Saraiva, 2001. CAMPOS, Dinah Martins de Souza. Psicologia da aprendizagem. 37 ed. Petrópolis: Vozes, 2008. FALCÃO, Gérson Marinho. Psicologia da aprendizagem. 10 ed. São Paulo: Ática, 2001. JOSÉ, Elisabete da Assunção. Problemas de aprendizagem. 12 ed. São Paulo: Ática, 2008. MOREIRA, Marco Antonio. Teorias da aprendizagem. São Paulo: Epu, 1999. NEWCOMBE, Nora. Desenvolvimento Infantil: abordagem de Mussen; trad. Cláudia Buchweitz. 8ª Ed. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999. PERRENOUD, P. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: Artmed, 1999. SALVADOR, César Coll. Psicologia do ensino. Trad. Cristina Maria de Oliveira. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000