Nome da Atividade
INTRODUÇÃO À METODOLOGIA DO ENSINO E DA PESQ.
CÓDIGO
17360064
Carga Horária
45 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
A DISTÂNCIA
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
CRÉDITOS
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Abordagem histórico-filosófica sobre a questão da ciência e do método; Aspectos teóricos relacionados com o processo de produção científica e sua relação com tecnologia ambiental; Elementos para organização trabalhos científicos incluindo os relacionados com conclusão de curso de pós-graduação; Orientação para o desenvolvimento do processo de pesquisa no que se refere à definição do problema, universo amostral, coleta e análise de dados, normas da ABNT.
Objectives
Objetivo Geral:
Gerais:Analisar e discutir os Fundamentos da Metodologia Científica, bem como correlacionar os métodos e as técnicas de análise
presentes na produção do conhecimento científico, visando a elaboração e desenvolvimento de pesquisas e trabalhos científicos obedecendo às orientações e normas vigentes nas Instituições de Ensino e Pesquisa no Brasil e na Associação Brasileira de Normas Técnicas-ABNT.
Específicos:
- Compreender os aspectos teóricos da metodologia da pesquisa científica;
- Estudar algumas definições conceituais, os valores e ética no processo de pesquisa;
- Conhecer alguns dos diferentes tipos de pesquisa, abordagens da pesquisa qualitativa e quantitativa e os fundamentos da investigação em Educação;
- Desenvolver expressão oral e escrita
Conteúdo Programático
Programa:
UNIDADE I – Ciência e Conhecimento Científico
Apresentação da disciplina e seu contexto na formação do licenciado Letras Espanhol: conceitos, enfoques e objetivos da pesquisa. O método e conhecimento científico;
UNIDADE II – O professor – investigador;
UNIDADE III – Pesquisa Científica
Conhecer os diferentes tipos de pesquisa, abordagens da pesquisa qualitativa e quantitativa e os fundamentos da investigação em Educação.
UNIDADE IV - Métodos e técnicas de pesquisa
Fases e organização da pesquisa; coleta de dados; técnica de análise de dados e ética na pesquisa;
UNIDADE V - Metodologia do trabalho científico
Projetos de pesquisa em educação; trabalhos acadêmicos e científicos; normas da ABNT;
UNIDADE VI – Revisão
UNIDADE VII – Avaliação Somativa
Metodologia:
A disciplina será desenvolvida em 7 semanas e usará o Ambiente Moodle (AVA) como ambiente de construção coletiva do conhecimento, onde professores, alunos e professores tutores discutirão o conteúdo proposto na disciplina através de vídeos, leitura e produção textual, participação em fóruns.
Avaliação:
A avaliação se dará em duas etapas:
1a formativa: Cada semana vale 2 pontos (total 10 pontos) - Critérios a serem avaliados:
a) Iniciativa e interesse pelas tarefas realizadas no decorrer do semestre;
b) Conhecimento dos conteúdos estudados;
c) Autonomia intelectual;
d) Assiduidade, pontualidade na entrega de tarefas e interação no AVA; e) Uso adequado da norma culta.
2a somativa (10 pontos) - PROVA.
UNIDADE I – Ciência e Conhecimento Científico
Apresentação da disciplina e seu contexto na formação do licenciado Letras Espanhol: conceitos, enfoques e objetivos da pesquisa. O método e conhecimento científico;
UNIDADE II – O professor – investigador;
UNIDADE III – Pesquisa Científica
Conhecer os diferentes tipos de pesquisa, abordagens da pesquisa qualitativa e quantitativa e os fundamentos da investigação em Educação.
UNIDADE IV - Métodos e técnicas de pesquisa
Fases e organização da pesquisa; coleta de dados; técnica de análise de dados e ética na pesquisa;
UNIDADE V - Metodologia do trabalho científico
Projetos de pesquisa em educação; trabalhos acadêmicos e científicos; normas da ABNT;
UNIDADE VI – Revisão
UNIDADE VII – Avaliação Somativa
Metodologia:
A disciplina será desenvolvida em 7 semanas e usará o Ambiente Moodle (AVA) como ambiente de construção coletiva do conhecimento, onde professores, alunos e professores tutores discutirão o conteúdo proposto na disciplina através de vídeos, leitura e produção textual, participação em fóruns.
Avaliação:
A avaliação se dará em duas etapas:
1a formativa: Cada semana vale 2 pontos (total 10 pontos) - Critérios a serem avaliados:
a) Iniciativa e interesse pelas tarefas realizadas no decorrer do semestre;
b) Conhecimento dos conteúdos estudados;
c) Autonomia intelectual;
d) Assiduidade, pontualidade na entrega de tarefas e interação no AVA; e) Uso adequado da norma culta.
2a somativa (10 pontos) - PROVA.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- CHASSOT, Áttico. A ciência através dos tempos. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2004.
- SÁNCHEZ VÁZQUEZ, Adolfo. Ética. 18. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1998.
- SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências. 4ª edição. São Paulo: Cortez, 2006.
- THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa - ação. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1986
- GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
- LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 3. ed. São Paulo, SP: Atlas, 1991.
Bibliografia Complementar:
- MARQUES, Osorio Mario. A Formação do Profissional da Educação. 5. ed. Ijuí: Unijuí, 2006