Nome da Atividade
L.D.: PRáTICAS DE EDUCAçãO INCLUSIVA BASEADAS EM EVIDêNCIAS
CÓDIGO
17360079
Carga Horária
51 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CRÉDITOS
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
A disciplina visa oportunizar aos alunos a leitura e discussão de artigos científicos nacionais e internacionais relativos a práticas de educação inclusiva para pessoas com deficiências a partir de bibliografias selecionadas pelo professor em conjunto com os alunos. Oferece a análise e discussão aprofundadas dos aspectos teóricos e metodológicos de pesquisas atuais que enfatizam e documentam intervenções, estratégias de ensino e práticas pedagógicas que contribuam para a efetiva inclusão de alunos com diversos tipos de deficiências e permitam estabelecer práticas baseadas em evidências.
Objectives
Objetivo Geral:
Conteúdo Programático
Unidade 1: Introdução à disciplina (6 horas-aula)
-Características de textos acadêmicos
-Estratégias de leitura e estudo de textos acadêmicos
Unidade 2: Educação Inclusiva e Práticas baseadas em evidências (12 horas-aula)
-Fundamentos e conceitos
Unidade 3: Práticas de educação inclusiva baseadas em evidência (27 horas-aula)
-Intervenções, práticas e estratégias de inclusão para alunos com deficiências: autismo, deficiência visual, auditiva, paralisia cerebral, deficiência intelectual, TDAH, etc.
Avaliação parcial e final (6 horas-aula)
-Características de textos acadêmicos
-Estratégias de leitura e estudo de textos acadêmicos
Unidade 2: Educação Inclusiva e Práticas baseadas em evidências (12 horas-aula)
-Fundamentos e conceitos
Unidade 3: Práticas de educação inclusiva baseadas em evidência (27 horas-aula)
-Intervenções, práticas e estratégias de inclusão para alunos com deficiências: autismo, deficiência visual, auditiva, paralisia cerebral, deficiência intelectual, TDAH, etc.
Avaliação parcial e final (6 horas-aula)
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BIANCHETTI, L. Aspectos históricos da Educação Especial. Revista Brasileira de Educação Especial, 1995, v.3, p.7-19.
- KARAGIANNIS, A.; STAINBACK, S. & STAINBACK, W. Fundamentos do Ensino Inclusivo. In: STAINBACK, S. & STAINBACK, W. Inclusão - Um guia para Educadores. Trad. M. Lopes. Porto Alegre: Artmed, 1999, p. 21-34.
- HORNER, R., CARR, E., HALLE, J., MCGEE, G., ODOM, S., & WOLERY, M. (2005). The use of single-subject research to identify evidence-based practice in special education. Exceptional Children, 71, 165-179.
- ODOM, S., BRANTLINGER, E., GERSTEN, R., HORNER, R., THOMPSON, B., & HARRIS, K. (2005). Research in special education: Scientific methods and evidence-based practices. Exceptional Children, 71 (2), 137-148.
- COOK, B. G., TANKERSLEY, M., & LANDRUM, T. J. (2009). Determining evidence-based practices in special education. Exceptional Children, 75, 365-383.