Nome da Atividade
FILOSOFIA E EDUCAÇÃO
CÓDIGO
17360093
Carga Horária
34 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2

Ementa

Análise das questões contemporâneas na relação entre a Filosofia e a Educação, explorando as
contribuições das correntes filosóficas para o pensamento pedagógico e oportunizando atitudes
reflexivas. Experiências teórico-práticas na relação entre Filosofia e Educação.

Objectives

Objetivo Geral:

Objetivo geral:

Desenvolver com os acadêmicos do curso atitudes reflexivas para, embasado na Filosofia, identificar,
explorar e ampliar os conhecimentos empíricos e teóricos, problematizando questões pertinentes à
educação.


Objetivos específicos:

- Compreender o papel da Filosofia;
- Identificar as contribuições das correntes filosóficas para o pensamento pedagógico;
- Analisar questões contemporâneas da realidade educacional com as ferramentas ofertadas
pela Filosofia;
- Promover experiências teórico-práticas, partindo da Filosofia e relacionando-as com a Educação.

Conteúdo Programático

1. A Filosofia como ferramenta para olhar o mundo da Educação.
2. Correntes filosóficas e o pensamento pedagógico.
3. Questões contemporâneas da realidade educacional e as perspectivas filosóficas.
4. Experiências teórico-práticas na relação entre Filosofia e Educação:
planejamento e ação.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • CHAUÍ, Marilena. Convite à filosofia. 14. ed. São Paulo: Editora Ática, 2012.
  • GHIRALDELLI JUNIOR, Paulo. Filosofia e história da educação brasileira. 2. ed. São Paulo: Manole, 2009. [recurso online - Pergamum/Repositório Institucional da UFPel – disponível em: https://pergamum.ufpel.edu.br/pergamum/biblioteca/].
  • GHIRALDELLI JUNIOR, Paulo. Introdução à filosofia. São Paulo: Manole, 2003. [recurso online - Pergamum/Repositório Institucional da UFPel – disponível em: https://pergamum.ufpel.edu.br/pergamum/biblioteca/].
  • SAVIANI, Dermeval. Educação: do senso comum à consciência filosófica. 12. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 1996.

Bibliografia Complementar:

  • AZEVEDO, Heloisa Helena Duval de; OLIVEIRA, Neiva Afonso. Educação e pós modernidade: um olhar wittgensteiniano. Filosofia e educação, v. 2, n. 2, p. 182-198, 2010.
  • BRANDÃO, Zaia (Org.). A crise dos paradigmas e a educação. 10.ed. São Paulo: Cortez Editora, 2007.

Page generated on 2024-07-21 07:59:05 (query took 0.052207s)