Nome da Atividade
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO I
CÓDIGO
17360095
Carga Horária
45 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CRÉDITOS
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Identificar na rede de relações sociais os aspectos pertinentes ao processo educativo no século XIX e XX. Particularizar no pensamento cultural do ocidente as principais obras dos pensadores com influência marcante sobre a educação. Para além dos debates ideológicos e das posições teórico-metodológicas, um dos saberes fundamentais desta disciplina é procurar abordar temas como a cultura escolar, as instituições escolares, o funcionamento interno das escolas, as disciplinas escolares, o uso dos manuais didáticos, a imprensa pedagógica, etc. Superando o estudo unicamente centrado nas legislações educacionais e no pensamento pedagógico, os estudos atuais ampliam os horizontes dessas abordagens, deslocando-se gradualmente para as práticas, os usos e as apropriações dos diferentes objetos educacionais. A história da educação, assim como de modo geral o campo mais amplo da educação, entende não ser possível o estudo dessa área sem a incorporação de categorias teorizadas de outras áreas das ciências humanas. Esse novo olhar amplia os estudos, aproximando esse saber educacional, da antropologia, da história, da sociologia, da psicologia, etc. Estabelecendo assim um diálogo permanente e proveitoso com a produção historiográfica e seus arcabouços teóricos e metodológicos.

Objectives

Objetivo Geral:

Problematizar as diferentes concepções pedagógicas que procuram explicar o processo educacional, em particular as teorias que fundamentam o saber escolar. Analisar a história da educação brasileira (colônia, império e república) considerando o contexto econômico-social, as políticas educacionais, as pedagogias e as ideologias educativas de cada período. Abordar no campo educacional a contribuição das diversas etnias que compuseram a formação histórica do Brasil, particularmente, os indígenas, os lusos/brasileiros, os alemães, os italianos, os pomeranos, os africanos, os afrodescendentes e outros grupos minoritários.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • FREITAS, Marcos Cezar de; BICCAS, Maurilane de Souza. História social da educação no Brasil (1926-1996). São Paulo: Cortez Editora, 2009.
  • SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. 3. ed. rev. Campinas: Autores Associados, 2010.
  • STEPHANOU, Maria; BASTOS, Maria Helena Camara (Orgs.). Histórias e Memórias da Educação no Brasil: séculos XVI-XVIII. Vol. I, II, III. Petrópolis: Editora Vozes, 2004/06.

Bibliografia Complementar:

  • BURKE, Peter (Org.). A Escrita da História: novas perspectivas. São Paulo: Editora Unesp, 1992.
  • CHARTIER, Roger. A história ou a leitura do tempo. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
  • FARIA FILHO, Luciano Mendes de. Pensadores sociais e história da educação. Vol. 2. São Paulo: Autêntica, 2012.
  • LOPES, Eliane Marta Teixeira; FARIA FILHO, Luciano M. de; VEIGA, Cynthia Greive (Org.). 500 anos de educação no Brasil. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
  • NOGUEIRA, Maria Alice. Bourdieu & a educação. 2. São Paulo Autêntica 2007.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
ESCOLA, CULTURA E SOCIEDADE I Pedagogia (Licenciatura)

Page generated on 2024-11-22 23:23:54 (query took 0.117948s)