Nome da Atividade
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO I
CÓDIGO
17360096
Carga Horária
45 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CRÉDITOS
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Estudo das teorias clássicas e contemporâneas, assim como dos conceitos que explicam os processos educacionais contextualizados em diferentes realidades sociais. Compreensão da sociologia como campo de conhecimento científico e da perspectiva sociológica sobre a educação.
Objectives
Objetivo Geral:
Abordar as teorias sociológicas da Educação definindo os principais conceitos que explicam a relação da sociedade, dos atores sociais e dos processos sociais com a educação.Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- DURKHEIM, Émile. Educação e Sociologia. São Paulo: Grupo Almedina, 2018. [recurso online – Pergamum/Repositório Institucional da UFPel – disponível em: https://pergamum.ufpel.edu.br/pergamum/biblioteca/]
- FORQUIN, Jean-Claude. Escola e Cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.
- SOUZA, João Valdir Alves de. Introdução à sociologia da educação. São Paulo: Autêntica, 2015. [recurso online – Pergamum/Repositório Institucional da UFPel – disponível em: https://pergamum.ufpel.edu.br/pergamum/biblioteca/]
Bibliografia Complementar:
- GOMES, Candido Alberto. A educação em perspectiva sociológica. São Paulo: EPU, 1985.
- SILVA, Tomaz Tadeu da (Org). Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos estudos culturais em educação. 11. ed. Petrópolis: Vozes, 2013.
- WILLIS, Paul. Aprendendo a ser trabalhador: a escola, resistência e reprodução social. Porto Alegre: Artes Médicas, 1991.
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
ESCOLA, CULTURA E SOCIEDADE II | Pedagogia (Licenciatura) |