Nome da Atividade
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO I
CÓDIGO
17360096
Carga Horária
45 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
CRÉDITOS
3
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Estudo das teorias clássicas e contemporâneas, assim como dos conceitos que explicam os processos educacionais contextualizados em diferentes realidades sociais. Compreensão da sociologia como campo de conhecimento científico e da perspectiva sociológica sobre a educação.

Objectives

Objetivo Geral:

Abordar as teorias sociológicas da Educação definindo os principais conceitos que explicam a relação da sociedade, dos atores sociais e dos processos sociais com a educação.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • DURKHEIM, Émile. Educação e Sociologia. São Paulo: Grupo Almedina, 2018. [recurso online – Pergamum/Repositório Institucional da UFPel – disponível em: https://pergamum.ufpel.edu.br/pergamum/biblioteca/]
  • FORQUIN, Jean-Claude. Escola e Cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.
  • SOUZA, João Valdir Alves de. Introdução à sociologia da educação. São Paulo: Autêntica, 2015. [recurso online – Pergamum/Repositório Institucional da UFPel – disponível em: https://pergamum.ufpel.edu.br/pergamum/biblioteca/]

Bibliografia Complementar:

  • GOMES, Candido Alberto. A educação em perspectiva sociológica. São Paulo: EPU, 1985.
  • SILVA, Tomaz Tadeu da (Org). Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos estudos culturais em educação. 11. ed. Petrópolis: Vozes, 2013.
  • WILLIS, Paul. Aprendendo a ser trabalhador: a escola, resistência e reprodução social. Porto Alegre: Artes Médicas, 1991.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
ESCOLA, CULTURA E SOCIEDADE II Pedagogia (Licenciatura)

Page generated on 2024-03-01 11:15:26 (query took 0.132881s)