Nome da Atividade
TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA
CÓDIGO
17360108
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Compreensão dos sentidos e das representações sociais de escola. Profissão e identidade docente. Formação de professores. Teorias de currículo. Planejamento educacional e do ensino. Avaliação escolar. A sala de aula como espaço multicultural de experiências, conflitos e aprendizagens múltiplas.
Objectives
Objetivo Geral:
1) Refletir sobre as relações entre educação e cultura, a escola e seus sujeitos.2) Analisar concepções e práticas da educação tradicional/conservadora e da educação progressista: sociedade, escolarização, sujeitos e docência.
3) Discutir aspectos relativos à profissão docente e à construção da identidade e dos saberes docentes.
4) Entender as relações entre teorias de currículo e os processos de avaliação e planejamento do ensino.
5) Reconhecer a sala de aula como espaço de socialização, experiências diversas e aprendizagens múltiplas.
6) Estudar práticas de organização do trabalho pedagógico.
Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- ANDRE, Marli Eliza Dalmazo Afonso de (org.) Práticas inovadoras na formação de professores. 1ed. Campinas, Papirus, 2017. CASTRO, Amélia Domingues de; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Ensinar a ensinar. Didática para a Escola fundamental e Média. 2ed. São Paulo: Cengage, 2018. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014. SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999. TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 16ed. Petrópolis: Vozes, 2014. VEIGA, Ilma Passos Alencastro (org). Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. São Paulo: Papirus, 2002. VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Aula: gênese, dimensões, princípios e práticas. 2ed. Campinas: Papirus, 2010.
Bibliografia Complementar:
- GANDIN, Danilo. Escola e Transformação Social. Petrópolis: Editora Vozes, 1988. SILVA, Janssen Felipe da; HOFFMANN, Jussara; ESTEBAN, Maria Teresa (org.) Práticas avaliativas e aprendizagens significativas: em diferentes áreas do currículo. 8ed. Porto Alegre:Mediação, 2010. SILVA, Tomaz Tadeu; MOREIRA, António Flávio (org.). Territórios contestados. Petrópolis, Vozes, 1995.