Nome da Atividade
EDUCAÇÃO DO CAMPO
CÓDIGO
17360114
Carga Horária
45 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
CARGA HORÁRIA EXTENSÃO
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CRÉDITOS
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Constituição da educação do campo no Brasil e a política educacional para o campo no Brasil. Educação popular, movimentos sociais e educação do campo. Currículo da escola do campo e docência na escola do campo. Escola do campo x educação infantil, EJA, ensino fundamental e ensino médio no campo. Povos do campo e sustentabilidade no campo. Projeto de extensão relacionado: Falando em educação: fazendo história na e com a FaE (4609).

Objectives

Objetivo Geral:

Estudar a constituição da educação do campo no Brasil com ênfase na docência em escola do campo e suas diversidades. Problematizar o modelo capitalista de produção da vida humana. Realizar atividades extensionistas com o objetivo de refletir sobre a docência nas escolas do campo enquanto lugares de vivências de percursos formativos constituidores dos seus povos, compreendendo as diferentes formas e modalidades de organização destas instituições.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ARROYO, Miguel González. Currículo, território em disputa. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2013.
  • PALUDO, Conceição (Org.). Campo e cidade em busca de caminhos comuns. Pelotas: UFPel, 2014.
  • PISTRAK, Moisey. Fundamentos da escola do trabalho. São Paulo: Brasiliense, 1981.

Bibliografia Complementar:

  • CALDART, Roseli Salete (Org.). Caminhos para transformação da escola: reflexões desde as práticas da licenciatura em educação do campo. São Paulo: Expressão Popular, 2010.
  • FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 27. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1987.
  • FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 6. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, [1992] 1999.
  • FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 13. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999. 165 p.
  • FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: UNESCO, 2000. 134 p.

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