Nome da Atividade
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO II
CÓDIGO
17360119
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Por meio do estudo de investigações que contemplaram diferentes projetos educacionais ao longo da historiografia educacional brasileira e regional, pretende-se compreender de forma específica os matizes desses projetos educacionais que revelam as especificidades da cultura escolar de determinadas instituições escolares que se desenvolveram no país. Nesse sentido busca-se entender aspectos relevantes do ensino público e privado, buscando vestígios da cultura escolar e da cultura material escolar, tais como cadernos escolares, manuais pedagógicos, livros didáticos não apenas editados, mas também as problemáticas da sua circulação e apropriação. Compreender, ao longo do período estudado, os processos de organização escolar relacionados a determinadas práticas, sejam elas de caráter leigo ou religioso. Examinar as diferentes facetas da escola brasileira como, por exemplo, o currículo escolar, a laicidade na educação, os projetos pedagógicos, o papel dos inspetores, as políticas de estado, a arquitetura escolar. Evidenciar em diversos momentos da história da educação brasileira o ocultamento de outras experiências históricas, particularmente daqueles considerados marginais, subversivos, revolucionários.

Objectives

Objetivo Geral:

Procurar dentro das concepções pedagógicas as especificidades de projetos de escolarização, tais como o projeto das diversas iniciativas privadas, sejam elas confessionais, maçônicas, anarquistas, bem como as iniciativas daqueles que não tinham o reconhecimento oficial, no caso os indígenas, os afrodescendentes, ou aquelas, que estavam subsumidas, não sendo visíveis e/ou reconhecidas, e os projetos governamentais, analisando as permanências e mutações dos diversos projetos educacionais no contexto nacional e local. Compreender a partir do conceito de cultura escolar, instituição escolar, relações étnico-raciais, e direitos humanos, determinadas especificidades dos referidos contextos.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • LOPES, Eliane Marta Teixeira; FARIA FILHO, Luciano M. de; VEIGA, Cynthia Greive (Org.). 500 anos de educação no Brasil. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
  • STEPHANOU, Maria; BASTOS, Maria Helena Camara (Org.). Histórias e Memórias da Educação no Brasil. Vol. I, II, III. Petrópolis: Editora Vozes, 2004/06.
  • VIDAL, Diana Gonçalves; SCHWARTZ, Cleonara Maria (Org). História das culturas escolares no Brasil. Vitória: EDUFES, 2010.

Bibliografia Complementar:

  • ARRIADA, Eduardo. A Educação Secundária na Província de São Pedro do Rio Grande do Sul: a desoficialização do ensino público. Jundiaí: Paco Editorial, 2011.
  • AMARAL, Giana Lange do. O Gymnasio Pelotense e a Maçonaria: uma face da história da educação em Pelotas. Pelotas: Seiva Publicações, 1999.
  • LUCHESE, Terciane Angela (Org.). Escolarização, culturas e instituições: escolas étnicas italianas em terras brasileiras. Caxias do Sul: EDUCS, 2018.
  • QUADROS, Claudemir de. As brizoletas cobrindo o Rio Grande: a educação pública no Rio Grande do sul durante o governo de Leonel Brizola (1959-1963). Santa Maria: Editora UFSM, 2003.
  • SOUZA, Rosa Fátima de; VALDEMARIN, Vera Teresa (Org.). A cultura escolar em debate: questões conceituais, metodológicas e desafios para a pesquisa. Campinas: Autores Associados, 2005.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
ESCOLA,CULTURA E SOCIEDADE IV Pedagogia (Licenciatura)

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