Nome da Atividade
SABERES SUBALTERNOS, DECOLONIALIDADE E PÓS-COLONIALIDADE
CÓDIGO
17360124
Carga Horária
45 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CRÉDITOS
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Obras sobre os Estudos Decolonias, pós-coloniais e Subalternos: geopolítica do conhecimento, colonialidade do poder, ser e saber e as desobediências epistêmicas. Colonialidades na/da educação. Contribuições aos estudos feministas. Práticas de pesquisa embasadas na perspectiva decolonial.
Objectives
Objetivo Geral:
Discutir as produções teóricas no campo dos estudos decoloniais, subalternos e pós-coloniais tomando como centralidade a geopolítica do conhecimento e seus desdobramentos na Educação. Estudar as reflexões produzidas dentro de contextos e experiências ‘ao Sul’ global.Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BERNARDINO-COSTA, Joaze.; MALDONADO-TORRES, Nelson.; GROSFOGUEL, Ramón (org). Decolonialidade e pensamento afrodiaspórico. São Paulo: Autêntica, 2018.
- SPIVAK, Gayatri Chakravorty. Pode o subalterno falar? Belo Horizonte: UFMG, 2014.
- SANTOS, André Leonardo Copetti; LUCAS, Doglas Cesar; BRAGATO, Fernanda Frizzo (Org.). Pós-colonialismo, pensamento descolonial e direitos humanos. Santo Ângelo: FURI, 2014.
Bibliografia Complementar:
- MCLAREN, Peter. Utopias provisórias: as pedagogias críticas num cenário pós-colonial. Petrópolis: Vozes, 1999.