Nome da Atividade
PENSAMENTO PEDAGÓGICO CLÁSSICO E CONTEMPORÂNEO
CÓDIGO
17360127
Carga Horária
45 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CRÉDITOS
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
A disciplina Pensamento Pedagógico Clássico e Contemporâneo tem como escopo discutir as biobibliografias de pedagogas e pedagogos clássicos e contemporâneos e identificar os fundamentos que subsidiam suas pedagogias. A problematização sobre as
contribuições teórico-metodológicas das pedagogias clássicas e contemporâneas para os processos educativos na hodiernidade integra, ainda, o conteúdo da disciplina. Serão objeto de estudo, especialmente, as pedagogias de Jean-Jacques Rousseau, Anton Makarenko, Nadezhda Krupskaya, Maria Montessori, Célestin Freinet, Maria Teresa Nidelcoff, Nísia Floresta Brasileira Augusta, Paulo Freire, Nilma Lino Gomes e Dermeval Saviani. Outras pedagogias, no âmbito das perspectivas clássicas e contemporâneas, também poderão ser discutidas no desenvolvimento do componente curricular.
contribuições teórico-metodológicas das pedagogias clássicas e contemporâneas para os processos educativos na hodiernidade integra, ainda, o conteúdo da disciplina. Serão objeto de estudo, especialmente, as pedagogias de Jean-Jacques Rousseau, Anton Makarenko, Nadezhda Krupskaya, Maria Montessori, Célestin Freinet, Maria Teresa Nidelcoff, Nísia Floresta Brasileira Augusta, Paulo Freire, Nilma Lino Gomes e Dermeval Saviani. Outras pedagogias, no âmbito das perspectivas clássicas e contemporâneas, também poderão ser discutidas no desenvolvimento do componente curricular.
Objectives
Objetivo Geral:
Reconhecer as biobibliografias de Jean-Jacques Rousseau, Anton Makarenko, Nadezhda Krupskaya, Maria Montessori, Célestin Freinet, Maria Teresa Nidelcoff, Nísia Floresta Brasileira Augusta, Paulo Freire, Nilma Lino Gomes, Dermeval Saviani, bem como outras pedagogias clássicas e contemporâneas. Identificar os fundamentos que estruturam as pedagogias clássicas e contemporâneas que são objeto de estudo no componente curricular. Problematizar os contributos das pedagogias clássicas e contemporâneas para os processos educativos na atualidade.Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- CAMBI, Franco. História da Pedagogia. São Paulo: UNESP, 1999.
- FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.
- MAKARENKO, Anton Semionovich. Poema pedagógico. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 1987.
- MANACORDA, Mario Alighiero. História da educação: da Antiguidade aos nossos dias. 13. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
- ROUSSEAU, Jean-Jacques. Emílio ou Da educação. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
Bibliografia Complementar:
- GADOTTI, Moacir. História das Ideias Pedagógicas. 8. ed. São Paulo: Editora Ática, 2008.
- GOMES, Nilma Lino; ABRAMOWICZ, Anete. Educação e raça: perspectivas políticas, pedagógicas e estéticas. São Paulo: Autêntica, 2010.
- NIDELCOFF, Maria Teresa. Uma escola para o povo. 37. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.
- SAMPAIO, Rosa Maria Whitaker F. Freinet: evolução histórica e atualidades. 2. ed. São Paulo: Scipione, 1994.
- SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. 26. ed. Campinas: Autores Associados, 1992.