Nome da Atividade
DIFERENTES LEITURASE REFLEXÕES ACERCA DA BIBLIOGRAFIA DE PAULO FREIRE
CÓDIGO
17360128
Carga Horária
45 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
CRÉDITOS
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

A disciplina tem como objeto o estudo da pedagogia de Paulo Freire. Nesse sentido, pretende discutir a vida e a obra de Paulo Freire, problematizando a relação entre o mundo da vida e a práxis educativa nas andarilhagens do pedagogo brasileiro e em sua produção bibliográfica. A identificação dos elementos que fundamentam a pedagogia freiriana e a análise sobre as influências recebidas na obra do referido autor serão conteúdos desenvolvidos no componente curricular. O reconhecimento de temas e categorias que são substanciais na pedagogia freiriana e o seu compromisso com a transformação social radical integram, ainda, o escopo dos estudos. A produção teórico-metodológica de Paulo Freire sobre a Educação Popular, a escola pública, bem como o debate acerca da atualidade de sua pedagogia compreendem as reflexões a serem realizadas na disciplina.

Objectives

Objetivo Geral:

Identificar a biobibliografia de Paulo Freire. Reconhecer os fundamentos da pedagogia freiriana. Compreender as influências na obra de Paulo Freire. Identificar temas e categorias substanciais na pedagogia de Paulo Freire. Problematizar as contribuições da pedagogia de Paulo Freire para a Educação Popular, a escola pública e os processos educativos desenvolvidos na atualidade. Identificar o compromisso da pedagogia freiriana com a transformação social radical.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • FREIRE, Paulo. A educação na cidade. 2. ed. São Paulo: Cortez Editora, 1995.
  • FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. Trad. Kátia de Mello e Silva. 3. ed. São Paulo: Editora Moraes Ltda., 1980.
  • FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 37. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2008.
  • FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora UNESP, 2000.
  • FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.

Bibliografia Complementar:

  • FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade. 5. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.
  • FREIRE, Paulo. À sombra desta mangueira. 2. ed. São Paulo: Olho d’Água, 1995.
  • FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 23. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.
  • FREIRE, Paulo; SHOR, Ira. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. Trad. Adriana Lopez. 7. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.
  • FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do oprimido. 6. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.

Page generated on 2024-12-23 09:58:16 (query took 0.063787s)