Nome da Atividade
ESCOLA: CONTEXTOS E PROCESSOS FORMATIVOS
CÓDIGO
17360170
Carga Horária
34 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%

Ementa

A disciplina Escola: Contextos e Processos Formativos problematizará algumas das discussões que estão presentes no campo educativo-escolar. Nesse sentido, provocará as/os discentes a refletirem sobre: as instituições escolares, seus contextos e processos formativos; a qualidade da educação; a cultura e o cotidiano escolar; o projeto político-pedagógico; a formação e o trabalho docente; a gestão do trabalho pedagógico na escola e a avaliação da aprendizagem.

Objectives

Objetivo Geral:

Objetivo geral:
Problematizar os contextos e os processos formativos desenvolvidos na escola considerando as discussões sobre qualidade da educação, cultura e cotidiano, projeto político-pedagógico, formação e trabalho docente, gestão do trabalho pedagógico e avaliação da aprendizagem.


Objetivo(s) específico(s):
Discutir as instituições escolares na hodiernidade, seus contextos e processos formativos;
Refletir sobre o conceito de qualidade da educação;
Entender o significado de cultura e cotidiano escolar e suas implicações para o ato educativo;
Identificar os aspectos constituintes dos projetos político-pedagógicos e suas potencialidades educativo-formativas;
Debater sobre a formação e o trabalho docente, bem como suas relações com as propostas educativas desenvolvidas na escola;
Compreender a importância do debate sobre a gestão do trabalho pedagógico na escola;
Reconhecer os principais estudos no campo da avaliação e seus contributos para a promoção da aprendizagem do educando.

Conteúdo Programático

I. As instituições escolares na hodiernidade: contextos e processos formativos;

II. O conceito de qualidade da educação;

III. Cultura e cotidiano escolar;

IV. Projeto político-pedagógico;

V. Formação e trabalho docente;

VI. Gestão do trabalho pedagógico na escola;

VII. Avaliação da aprendizagem.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • CANDAU, Vera Maria Ferrão. Sociedade, cotidiano escolar e cultura(s): uma aproximação. Educação & Sociedade, ano XXIII, n. 79, p. 125-161, ago. 2002.
  • DOURADO, Luiz Fernandes; OLIVEIRA, João Ferreira de. A qualidade da educação: perspectivas e desafios. Cadernos Cedes, Campinas, v. 29, n. 78, p. 201-215, mai./ago. 2009.
  • FREIRE, Paulo. A educação na cidade. São Paulo: Cortez Editora, 1995.
  • HOFFMAN, Jussara. Avaliação Mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. 17. ed. Porto Alegre: Mediação, 2000.
  • VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção coletiva. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro (Org.). Projeto político-pedagógico da escola:uma construção possível. Campinas: Papirus, 1998. p.11-35.

Bibliografia Complementar:

  • CAVALIERE, Ana Maria. Tempo de escola e qualidade na educação pública. Educação & Sociedade, Campinas, v. 28, n. 100 - Especial, p. 1015-1035, out. 2007.
  • CORTESÃO, Luiza. Ser professor: um ofício em risco de extinção? – Reflexões sobre práticas educativas face à diversidade, no limiar do século XXI. 3. ed. São Paulo: Editora Cortez, 2011.
  • CUNHA, Maria Isabel da. O tema da formação de professores: trajetórias e tendências do campo na pesquisa e na ação. Educação e Pesquisa, São Paulo, n. 3, p. 609-625, jul./set. 2013.
  • ESTEBAN, Maria Teresa. Sala de Aula: dos lugares fixos aos entrelugares fluidos. Revista Portuguesa de Educação, v. 19, n. 2, p. 7-20, 2006.
  • FERREIRA, Liliana Soares. Trabalho Pedagógico na Escola: do que se fala? Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 43, n. 2, p. 591-608, abr./jun. 2018.
  • FREIRE, Paulo; SHOR, Ira. Medo e ousadia – O Cotidiano do Professor. Trad. Adriana Lopez. 7. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.
  • FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à pratica educativa. 35. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2007.
  • FREIRE, Paulo. Política e educação: ensaios. 3. ed. São Paulo: Cortez Editora: 1997.
  • FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. 9. ed. São Paulo: Editora Olho d’Água, 1998.
  • SHIROMA, Eneida Oto; EVANGELISTA, Olinda. Formação humana ou produção de resultados? Trabalho docente na encruzilhada. Revista Contemporânea de Educação, v. 10, n. 20, p. 314-341, jul./dez. 2015.
  • VICTORIO FILHO, Aldo. Pesquisar o cotidiano é criar metodologias. Educação e Sociedade, Campinas, v. 28, n. 98, p. 97-110, jan./abr. 2007.

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