Nome da Atividade
L.D.: LEITURAS DE FILOSOFIA MODERNA DA EDUCAÇÃO
CÓDIGO
17360190
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
Ementa
O ethos do Iluminismo. Estudo do pensamento educacional moderno Investigação filosófica que visa extrair produtividade da teoria de Rousseau e outros autores modernos para refletir sobre os problemas que a educação enfrenta hoje. Conceitos como cidadania, pedagogia política e formação do sujeito, que possuem uma polissemia bastante abrangente, serão tratados desde a ótica da pedagogia e da filosofia de autores modernos/enciclopedistas
Objectives
Objetivo Geral:
Conteúdo Programático
Unidade I - O ethos do Iluminismo (12 horas-aula)
- A Filsofia do Iluminismo
-Temas em educação no Iluminismo: a formação do novo homem
- A pedagogia política e a política pedagógica
Unidade II - Rousseau e os enciclopedistas (16 horas-aula)
- A cidadania: um conceito controverso
- A vontade geral: revelação das consciências
- A formação política pela educação politizada
- Vontade geral: uma varredura no conceito
Unidade III - Do Contrato Social (20 horas-aula)
- A ética dos modernos/iluministas
- A política dos modernos/ iluministas
- Da proposta de governo
- O contrato social: origens e recepções
Unidade IV - A educação iluminista (20 horas-aula)
- O preceptor e o discípulo
- A formação na Bildung - o Bildungsroman
- A tradução do conceito de vontade geral como dispositivo para a formação
- O legislador como mestre e o mestre como legislador: escola com partido
- A vontade geral e a consciência: do chamado para a docência
- A Filsofia do Iluminismo
-Temas em educação no Iluminismo: a formação do novo homem
- A pedagogia política e a política pedagógica
Unidade II - Rousseau e os enciclopedistas (16 horas-aula)
- A cidadania: um conceito controverso
- A vontade geral: revelação das consciências
- A formação política pela educação politizada
- Vontade geral: uma varredura no conceito
Unidade III - Do Contrato Social (20 horas-aula)
- A ética dos modernos/iluministas
- A política dos modernos/ iluministas
- Da proposta de governo
- O contrato social: origens e recepções
Unidade IV - A educação iluminista (20 horas-aula)
- O preceptor e o discípulo
- A formação na Bildung - o Bildungsroman
- A tradução do conceito de vontade geral como dispositivo para a formação
- O legislador como mestre e o mestre como legislador: escola com partido
- A vontade geral e a consciência: do chamado para a docência
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- CASSIRER, Ernst. A filosofia do iluminismo. Trad. Álvaro Cabral. 2.ed. Campinas : Ed. Unicamp, 1994. 472p.
- CASSIRER, Ernst. The question of Jean-Jacques Rousseau. 2.ed. With an Introduction and a new postscript by Peter Gay. New York : Columbia University Press, 1954. 146p.
- DERATHÉ, Robert. Jean-Jacques Rousseau et la science politique de son temps. 2.ed. 6eme. tirage. © 1950. Paris/France : J. Vrin, 1995. 473p. (Bibliothèque d’Histoire de la Philosophie)
- DERATHÉ, Robert. Le rationalisme de J. J. Rousseau. Paris : Presses Universitaires, 1950.
- Ética, economia e liberalismo. Pelotas : EDUCAT, 1998. p.39-62.
- FLICKINGER, Hans-Georg. «O paradoxo do liberalismo político». Filosofia Política, Porto Alegre, n.3, p.117- 129, 1986.
- FLICKINGER, Hans-Georg. A caminho de uma pedagogia hermenêutica. Rio de Janeiro, Editores Associados, 2016.
- FORTES, Luiz Roberto Salinas. «Rousseau: o mundo político como vontade e representação». Filosofia Política, Porto Alegre, n.2, p.89-116, inverno de 1985.
- Krischke, Paulo J. (Org.) O Contrato Social ontem e hoje. São Paulo : Cortez, 1993. 320p.
- OLIVEIRA, Neiva Afonso. Contrato em duas vias. Porto Alegre, Edipucrs, 2000.
- RODRÍGUEZ, Herminio Barreiro. «Juan Jacobo Rousseau, entre la ilustración y el romanticismo (Reflexiones al hilo de una lectura de Las confesiones)». Educación y Sociedad, Barcelona, n.10, p.65-90, 1992 .
- ROUSSEAU, Jean-Jacques. Discurso sobre la economía política. Madrid : Editorial Tecnos, 1985. 56p. (Colección Clásicos del Pensamiento)
- ROUSSEAU, Jean-Jacques. Do Contrato Social ; Ensaio sobre a origem das línguas ; Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens ; Discurso sobre as ciências e as artes. Trad. Lourdes Santos Machado; introduções e notas de Paul Arbousse-Bastide e Lourival Gomes Machado. 3.ed. São Paulo : Abril Cultural, 1983. 432p. (Coleção Os Pensadores)
- ROUSSEAU, Jean-Jacques. Emílio ou Da Educação. Trad. Sérgio Milliet. 3.ed. Rio de Janeiro : Bertrand Brasil, 1995. 583p.
- ROUSSEAU, Jean-Jacques. Œuvres Complètes. 5 vol. Paris : Gallimard, v.I ©1959; v.II © 1964; v.III © 1964; v.IV ©1969; v.V © 1995. (Bibliothèque de la Pléiade)
- SEVERINO, Antônio Joaquim. Filosofia da educação: construindo a cidadania. São Paulo : FTD, 1994. 152p. (Coleção Aprender & Ensinar)
- STAROBINSKI, Jean. Jean-Jacques Rousseau: a transparência e o obstáculo. Seguido de sete ensaios sobre Rousseau. Trad. Maria Lúcia Machado. São Paulo : Companhia das Letras. 1991. 423p.
- TOURAINE, Alain. O que é a democracia?. Trad. Guilherme João de Freitas Teixeira. Petrópolis/RJ : Vozes, 1996. 286p.
- TUGENDHAT, Ernst. Lições sobre ética. 2.ed. Trad. Grupo de doutorandos do curso de pós-graduação em Filosofia da UFRGS; revisão e organização da tradução Ernildo Stein e Ronai Rocha. Petrópolis/RJ : Vozes, 1997. 430p.
- ULHÔA, Joel Pimentel de. Rousseau e a utopia da soberania popular. Goiânia : Editora da UFG, 1996. 223p.