Nome da Atividade
S.A.: LEITURA SEMIÓTICA, SOCIOLÓGICA E HISTÓRICA DE FOTOS E FILMES EM PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA
CÓDIGO
17360200
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
SEMIPRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
Ementa
A disciplina objetiva ativar o alcance da compreensão analítica para leitura de imagens em diferentes suportes como fotos e filmes, desde que se trata de um caminho compreensivo diferente do que utilizamos para o tratamento de narrativas orais (transformadas em texto) e textos de outras naturezas, como escritos em documentos oficiais, diários, cartas, etc. Da mesma forma como as narrativas orais ou escritas, a narrativa imagética é construída intersubjetivamente. Sob essa ótica, em nosso entendimento, não seria demasia afirmar que a narrativa imagética nos “dá sua palavra”, portanto cabe ao pesquisador que a interpreta devotar-lhe um olhar atento, um olhar sensível. Nessa esteira, a disciplina propõe-se a oferecer a doutorandos a possibilidade de estudar a representatividade de fontes imagéticas em pesquisa (auto)biográfica que, diferentemente da narrativa oral ou escrita, opera com fotografias e filmes. Será realizado o estudo da fotografia no que respeita à historicidade, com base em Boris Kossoy e Walter Benjamin; à sociologia da imagem, segundo José de Souza Martins; à semiótica, com fundamentação especialmente em Roland Barthes e, ainda, em Alberto Manguel, Gemma Penn, Lucia Santaella e Winfried Nöth, bem como em Santos Zunzunegui. Além da narrativa com suporte em fotos, a disciplina objetiva avançar o conhecimento para a compreensão com narrativas autobiográficas em filmes – a imagem em movimento – com base especialmente em Peter Loizos e em Diana Rose. A narrativa da imagem é um especial componente da personagem autobiográfica como invenção de si, conceito a ser estudado, no que se relaciona à compreensão da imagem com base na leitura que José Augusto Avancine faz dos autorretratos de Rembrandt, pintados pelo artista ao longo do tempo, o que clarifica o entendimento de que a narrativa imagética, tanto quanto a textual (oral ou escrita), tem apresentado formas de dizer a invenção de si, no âmbito de um contexto espaciotemporal, segundo a subjetividade de cada narrador de si, mediante entendimento de que os pares subjetividade/verdade e espaço/tempo são dimensões da narratividade autobiográfica em qualquer dos suportes: texto, imagem e som.
Objectives
Objetivo Geral:
Conteúdo Programático
I– A Imagem como Narrativa (10 horas-aula)
II – História da Fotografia (10 horas-aula)
III – Sociologia da Imagem (10 horas-aula)
IV – O studium e o punctum barthesiano (20 horas-aula)
V – Semiótica da Fotografia (10 horas-aula)
VI – Semiótica da Imagem em Movimento (8 horas-aula)
II – História da Fotografia (10 horas-aula)
III – Sociologia da Imagem (10 horas-aula)
IV – O studium e o punctum barthesiano (20 horas-aula)
V – Semiótica da Fotografia (10 horas-aula)
VI – Semiótica da Imagem em Movimento (8 horas-aula)
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. A (re)invenção da personagem - revisitando a história de vida de uma destacada educadora sul-rio-grandense mediante leitura de fontes imagéticas. In: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto (Org.) Destacados Educadores Brasileiros: suas histórias, nossa história. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2016, v. 01, p. 263-286.
- ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. Fontes orais, escritas e (áudio)visuais em pesquisa (auto)biográfica: palavra dada, escuta (atenta), compreensão cênica. O studium e o punctum possíveis. In: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto; BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza; ARAÚJO, Mairce da Silva. (Orgs.). Pesquisa (Auto)Biográfica, Fontes e questões. Curitiba: CRV, 2014, p. 57-77. Coleção: Modos de Viver, Narrar e Guardar, vol. I.
- ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. Anotações teórico-metodológicas do trabalho com fontes visuais e audiovisuais em pesquisas com Histórias de Vida e Memoriais de Formação. Educação (Santa Maria), v. 1, p. 13-26, 2014.
- BARTHES, Roland. A Câmara Clara. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
- BENJAMIN, Walter. Pequena história da fotografia. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense. Obras Escolhidas, 1994, p. 91-107.
- LOIZOS, Peter. Vídeo, Filme e Fotografias como Documentos de Pesquisa. In: BAUER, Martin; GASKELL, George. Pesquisa Qualitativa com Texto, Imagem e Som: um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2002, p. 137-155.
- ROSE, Diana. Análise de imagens em movimento. In: BAUER, Martin; GASKELL, George. (Orgs.). Pesquisa Qualitativa com Texto, Imagem e Som: um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2002, p. 343-364.