Nome da Atividade
S.A.: MÉTODO (AUTO)BIOGRÁFICO: HISTÓRIA DE VIDA
CÓDIGO
17360202
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
SEMIPRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
Ementa
Estudo teórico e metodológico do pós-graduando para investigar mediante a metodologia História de Vida, concernente ao Método (Auto)Biográfico. Para tanto, o aluno desenvolverá estudo e discussão do aporte teórico-metodológico pertinente e construirá a História de Vida de um destacado educador sul-rio-grandense, como exercício prático, com base em estudo, análise e triangulação de fontes autorreferentes como: narrativas de vida, documentos oficiais e pessoais, narrativas de pares, gestores, alunos, familiares, cartas, fotos, filmes. Complementarmente, serão inseridas na reflexão dimensões existenciais como: memória, tempo/espaço da narratividade, reflexividade autobiográfica, constructos, esses, inerentes à tradição (auto)biográfica em pesquisa. Especificamente os objetivos visados, de parte do aluno, são: conhecer fundamentos teórico-metodológicos da investigação com narrativas de vida; entender as narrativas de vida, complementadas por outras fontes autobiográficas na qualidade de fontes-chave para a construção de uma História de Vida; reconhecer a História de Vida como metodologia de pesquisa, no âmbito do Método (auto)Biográfico, produtora e, de outra parte, produto de pesquisa (a História de Vida de determinada pessoa, de determinado grupo social, de determinada instituição); analisar fontes (auto)biográficas; construir uma História de Vida. Construir uma História de Vida implica que o aluno opere com narrativas de vida (re)construídas por ele, mediante a meta-análise do material auferido no processo.
Objectives
Objetivo Geral:
Conteúdo Programático
I-História de Vida: elementos epistemológicos (18 horas-aula)
II-Produção de narrativas de vida em trabalho de campo: preparo e realização (25 horas-aula)
III-Meta-análise do pesquisador na construção de uma História de Vida (25 horas-aula)
II-Produção de narrativas de vida em trabalho de campo: preparo e realização (25 horas-aula)
III-Meta-análise do pesquisador na construção de uma História de Vida (25 horas-aula)
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. A (re)invenção da personagem – revisitando a História de Vida de uma destacada educadora sul-rio-grandense mediante leitura de fontes imagéticas. In: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto (org.). Destacados Educadores Brasileiros: suas histórias, nossas histórias. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2016. p. 263-286.
- ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. Anotações teórico-metodológicas do trabalho com fontes visuais e audiovisuais em pesquisas com Histórias de Vida e Memoriais de Formação. Educação (Santa Maria), v. 1, p. 13-26, 2014.
- GOODSON, Ivor. A vida e o trabalho docente. Petrópolis: Vozes, 2020.